GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO TOCANTINENSES: Indicadores e resultados
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a42ptMots-clés :
Gestão democrática, Políticas públicas em educação, Avaliação, Consonâncias, dissonânciasRésumé
Esta investigação objetiva analisar o cumprimento da meta da gestão democrática dos planos municipais de educação dos oito Municípios com Sistemas próprios de Educação do Tocantins. A metodologia adotada assenta-se na perspectiva crítica e utiliza a abordagem histórico-crítica. Empregou-se a pesquisa de revisão bibliográfica, documental e de campo. Como aporte teórico, a gestão democrática no ensino público foi explorada em termos de seus princípios e concepções. Nas análises, verificou-se que os Planos Municipais de Educação apresentam consonâncias e dissonâncias com o Plano Nacional de Educação em relação ao cumprimento da gestão democrática e recorrem, por exemplo, a princípios da autonomia, participação, transparência e cidadania
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