GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO TOCANTINENSES: Indicadores e resultados

Auteurs-es

  • Meire Lúcia Andrade da Silva UFG https://orcid.org/0000-0002-1237-6422
  • Lúcia Maria de Assis Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • André Andrade da Silva UFT

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a42pt

Mots-clés :

Gestão democrática, Políticas públicas em educação, Avaliação, Consonâncias, dissonâncias

Résumé

Esta investigação objetiva analisar o cumprimento da meta da gestão democrática dos planos municipais de educação dos oito Municípios com Sistemas próprios de Educação do Tocantins. A metodologia adotada assenta-se na perspectiva crítica e utiliza a abordagem histórico-crítica. Empregou-se a pesquisa de revisão bibliográfica, documental e de campo. Como aporte teórico, a gestão democrática no ensino público foi explorada em termos de seus princípios e concepções. Nas análises, verificou-se que os Planos Municipais de Educação apresentam consonâncias e dissonâncias com o Plano Nacional de Educação em relação ao cumprimento da gestão democrática e recorrem, por exemplo, a princípios da autonomia, participação, transparência e cidadania

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Biographie de l'auteur-e

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Uma submissão aceita ´só será se o cadastro de todos os autores incluir cadastro o número ORCID (http://orcid.org/),  o currículo resumido,  email  e o primeiro autor tiver o titulo de de doutor.

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Publié-e

2024-11-30

Comment citer

ANDRADE DA SILVA, Meire Lúcia; DE ASSIS, Lúcia Maria; ANDRADE DA SILVA, André. GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO TOCANTINENSES: Indicadores e resultados. Observatoire Journal, [S. l.], v. 10, n. 1, p. a42, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a42pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/20395. Acesso em: 20 avr. 2025.

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