ASSESSORIA COMPUTACIONAL: desenvolvimento de newsbot para organizações financeiras

Auteurs-es

  • Alberto Marques Universidade Católica de Brasília
  • Suélem S. P. Barroso Universidade Católica de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a9pt

Mots-clés :

Comunicação estratégica, Estratégia organizacional, Conteúdo automatizado, Newsbot, Algoritmos

Résumé

Esta pesquisa objetiva desenvolver o Minimum Viable Product (MVP) de uma plataforma em nuvem que transforma dados estruturados em textos automatizados, para potencializar a produção de conteúdo nas Corretoras de Valores Mobiliários. Trata-se de Pesquisa Aplicada que combina diferentes técnicas para o desenvolvimento do MVP. Como alguns dos resultados alcançados, temos a lógica de infraestrutura macro do funcionamento do newsbot e os principais elementos para as inúmeras camadas de desenvolvimento de que uma aplicação dessa natureza necessita.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Suélem S. P. Barroso, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Inovação em Comunicação e Economia Criativa (PPGCOM/UCB) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo (UNIP). 

 

Références

ADOBE; ECONSULTANCY. Índice de Experiência: tendências digitais para 2019: Sumário executivo. London: Adobe, 2019. Disponível em: https://www.adobe.com/content/dam/acom/en/modal-offers/econsultancy-digital-trends-2019/pdfs/econsultancy-2019-digital-trends_US.pdf. Acesso em: 3 ago. 2020.

BARICHELLO, Eugenia M. M. da Rocha. Apontamentos sobre as estratégias de comunicação mediadas por computador nas organizações contemporâneas. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (org). Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. Volume 1. São Paulo: Saraiva, 2009.

BEER, David. The Social Power of Algorithms. Information, Communication and Society, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 1-13, 2017.

BIRD, Steven; KLEIN, Ewan; LOPER, Edward. Natural Language Processing with Python. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2009.

CARNEIRO, Márcio dos Santos. Comunicação Digital e Jornalismo de Inserção: como o big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo. São Luís: Labcom Digital, 2016.

CRUZ, Fábio. Scrum e Agile em Projetos: guia completo. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimídia, 2018.DANS, Enrique. Meet Bertie, Heliograf and Cyborg, the New Journalists on the Block. Forbes, [s. l.], 6 Feb. 2019. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/enriquedans/2019/02/06/meet-bertie-heliograf-and-cyborg-the-new-journalists-on-the-block/#2812bd50138d. Acesso em: 10 maio 2019.

DJANGO. The Web Framework for Perfectionists with Deadlines. Kansas, EUA: Django, 2005. Disponível em: https://www.djangoproject.com/. Acesso em: 8 set. 2020.

FERRARETTO, Elisa Kopplin. Assessoria de imprensa: teoria e prática. 5. ed. São Paulo: Summus, 2009.

GRAEFE, Andreas. Guide to Automated Journalism. Columbia Journalism School, 2016.HELBING, Dirk et al. Will Democracy Survive Big Data and Artificial Intelligence? Scientific American, [s. l.], 2017.

HULTEN, Geoff. Building Intelligent Systems: a guide to Machine Learning Engineeing. Apress. Washington, 2018.

ISO. IEC. ISO/IEC 25010: System and Software engineering - System and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - System and software quality models. Switzerland: ISO 2011.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da Qualidade. 1. ed. São Paulo: Érica, 2010.

MANOVICH, Lev. Trending: the promises and the challenges of big social data. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/trending-the-promises-and-the-challenges-of-big-social-data. Acesso em: 19 set. 2019

MAYER-SCHONBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche cotidiana. Rio de Janeiro: Campus, 2013.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Tradução Luiz Cláudio Queiroz. Revisão técnica Fábio Levy Siqueira. 10. ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2018.

SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. Tradução: Selma Shin Shimizu Melnikoff, Reginaldo Arakaki, Edílson de Andrade Barbosa. Revisão técnica: Kechi Kirama. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2007.

Publié-e

2021-07-01

Comment citer

MARQUES, Alberto; BARROSO, Suélem S. P. ASSESSORIA COMPUTACIONAL: desenvolvimento de newsbot para organizações financeiras. Observatoire Journal, [S. l.], v. 7, n. 3, p. a9pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a9pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11945. Acesso em: 22 juill. 2024.