ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA EDUCAÇÃO: A experiência do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM na adaptação

The experience of IFAM's Assistive Technology Center in the adaptation of teaching and learning materials

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p85

Palavras-chave:

Acessibilidade, Adaptação, Materiais didáticos

Resumo

Na incessante busca a contribuir com a discussão acerca do tema inclusão, aqui exposto de forma tácita, bem como de nossas experiências na formação continuada de professores em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, esta produção versa sobre à produção de materiais didáticos adaptados em Libras, áudio e audiodescrição, por meio do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas (APOEMA/ IFAM). A pesquisa deu-se por uma investigação qualitativa e descritiva, baseada teoricamente nos estudos de Galvão Filho (2009), Manzini (2014), Pacheco (2014) e Batista (2015), bem como da definição de acessibilidade, disposto no Decreto Federal Nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalmir Pacheco de Souza, Instituto Federal do Amazonas

Doutor em Educação (UFAM). Mestre em Educação (UFAM). Graduado em  Geografia (UFAM). Graduado em Ciências Sociais (UFAM). Email: curupira@ifam.edu.br.

Claudenilson Pereira Batista, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa “Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Cidadania”. Professor Efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e Colaborador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas (APOEMA/IFAM). E-mail: batista.claudio@outlook.com. 

Yani Saionara Pinheiro Evangelista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Licenciada em Química. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Cidadania”. Secretária do Núcleo de Tecnologia Assistiva do Instituto Federal do Amazonas (APOEMA/IFAM). E-mail: yanisayonara@gmail.com.

Referências

BATISTA, C. P. Política pública de inclusão: Atendimento Educacional Especializado de educandos com deficiência visual no município de Manaus/AM. Dissertação ( Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus, 2015.
BRASIL. Decreto 5296, de 02 de dezembro de 2004. In: Brasil, Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Acessibilidade.- Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2005.
BRASIL. Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Comitê de Ajudas Técnicas. Tecnologia Assistiva. Brasília : CORDE, 2009.
EUROPEAN COMMISSION. Empowering Users Trought Assistive Technology, 1998. Disponível em: http://www.siva.it/research/eustat/index.html. Acessado em: 28 de Ago. 2017.
GALVÃO FILHO, Teófilo Alves. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva [recurso eletrônico]: apropriação, demanda e perspectiva/ Teófilo Alves Galvão Filho. Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2009.
IFAM. Relatório Final de Cumprimento de Objeto do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM (APOEMA/ IFAM) - Ação 2012-2014. Manaus, 2014.
MANZINI, E. J., Priscila,M. C. Avaliação de Acessibilidade na Educação Infantil e e no Ensino Superior. São Carlos: Marquezine e Manzini: ABPEE, 2014.
PACHECO, D. de S. Políticas públicas e a visibilidade das pessoas com deficiência: estudo de caso do projeto Curupira. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Manaus, 2014.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciencias sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

SOUZA, Dalmir Pacheco de; BATISTA, Claudenilson Pereira; EVANGELISTA, Yani Saionara Pinheiro. ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL NA EDUCAÇÃO: A experiência do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM na adaptação: The experience of IFAM’s Assistive Technology Center in the adaptation of teaching and learning materials. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 85–104, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p85. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4070. Acesso em: 22 jul. 2024.