MISINFORMATION IN DIGITAL CULTURE: reflections from Cognitive Democracy and Dialogue between Knowledges

Autores

  • Juliana Dias Rovari Cordeiro Nutes/UFRJ
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Nutes/UFRJ
  • Elliz Celestrini Mangabeira Nutes/UFRJ
  • Juliana Cintia Lima e Silva Museu Nacional-UFRJ
  • Aline Guarany Ignacio Lima Nutes/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10en

Palavras-chave:

knowledge, disinformation, media education

Resumo

As mudanças que representam a tecnologia acessível e o uso das redes sociais na cultura digital impõem novas perguntas e desafios à medida que somos produtores e consumidores de informação. A desinformação afeta a vida pública e ameaça a democracia. A partir das ideias de Democracia Cognitiva (Morin, 2014) e do Diálogo de Saberes (Leff, 2006), discutiremos o tema à luz de um recorte analítico da pesquisa “Valores e Argumentos na assimilação e propagação da desinformação: uma abordagem dialógica”. A educação midiática aparece como uma necessidade histórica e democrática para combater as fakes news. Neste sentido, as soluções possíveis devem estimular aprendizados coletivos sobre os processos comunicacionais e educacionais que promovam a leitura e compreensão dos códigos à interação nas mídias sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Antunes, R. (2018). O privilégio da servidão [The privilege of servitude]. São Paulo, Brazil: Boitempo.

Arendt, H. (1995). Verdade e Política [Truth and politics]. Relógio d'Agua.

Arendt, H. (2012). Origens do totalitarismo [Origins of Totalitarianism]. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Berry, D.M. (2012). Introduction: Understanding the Digital Humanities. In: Berry D.M. (eds), Understanding Digital Humanities. Palgrave Macmillan, London. https://doi.org/10.1057/9780230371934_1

Bontcheva, K., & Posetti, J. (2020). Combating the disinfodemic: Working for truth in the time of COVID-19. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). https://en.unesco.org/sites/default/files/disinfodemic_deciphering_covid19_disinformation.pdf

Cunha, P. J (2018). Fake news, big business. In: Bernardo, J. H. R. (Ed), Communication and Human Rights (pp..29-33). Henfil Education and Communication Association. https://intervozes.org.br/arquivos/interman005comdhs18.pdf

Dardot. P. & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal [The new reason for the world: an essay on liberal society]. Boitempo.

Fallis, D. (2015). What is disinformation? Exploring Philosophies of Information. Library Trends , 63 (3): 401-426. The Board of Trustees (Edited by Ken Herold), University of Illinois.

Floridi, L (1996). Brave.Net.World: The internet as a disinformation superhighway?. The Electronic Library, 14 (6), 509-514. Retrieved from : http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3128817

Fonseca, A.B. (2020, May 11). A Covid-19 and the disinformation that kills. Le Monde Diplomatique Brasil. https://diplomatique.org.br/a-covid-19-e-a-desinformacao-que-mata/

Freire, P. (1971a). Extensão ou comunicação? [Extension or communication?]. Paz e Terra.

Freire, P. (1971b). Educação como prática de liberdade [Education as a practice of freedom]. Paz e Terra.

Leff, E. (2006). Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza [Environmental rationality: the social reappropriation of nature]. Rio de Janeiro, Brazil: Civilização Brasileira.

Lima, A. V. (2011). Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire (2d ed.). Universidade de Brasília: Fundação Perseu Abramo..

Morin, E. (1999). O método 3: o conhecimento do conhecimento [The method 3. the knowledge of knowledge]. Sulina.

Morin, E. (2003). O método 1: a natureza da natureza. [The Method 1: The nature of nature] (2nd ed.). Sulina, 2003.

Morin, E. (2007). O método 6: ética [The method 6: ethics]. Sulina.

Morin, E. (2011). O método 4: as ideias, habitat, vida, costumes, organização [Method 4: Ideas: habitat, life, customs, organization] (5nd ed.). Sulina.

Morin, E. (2012). O método 5: a humanidade da humanidade [The method 5: the humanity of humanity] (5nd ed.). Sulina.

Morin, E. (2014). A cabeça bem feita: repensar a reforma, repensar o pensamento [The well-made head : rethinking the reform, rethinking the thought] . Rio de Janeiro, Brazil: Bertrand Brasil.

Morin, E. (2015). O método 2: a vida da vida [The method 2: The life of life] (5th ed.). Sulina.

Organization of American States (2017). Declaración Conjunta Sobre Libertad De Expresión Y “Noticias Falsas” (“Fake News”), Desinformación Y Propaganda. Retrieved from: http://www.oas.org/es/cidh/expresion/showarticle.asp?artID=1056&lID=2

Oxford languages (2016, November 16). Word of the year 2016 - Oxford Dictionaries [video file]. Retrieved from: https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=3xcW7Tg5E34&feature=emb_logo

Pan American Health Organization of World Health Organization. (2020). Understand infodemia and disinformation in the fight against covid-19 (Informative Page No 5). Department of evidence and intelligence for health action. Retrieved from: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14

Pariser, E. (2012). O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Rio de janeiro, Brazil: Zahar.

Santaella, L. (1992). Cultura das mídias [Midia culture] . (4nd. ed). São Paulo, Brazil: Experimento .

Santaella, L. (2003). Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS 22 (3): 23-32. Retrieved from: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

Sennet, R. (2012) Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação [Together: the rituals, the pleasures and the politics of cooperation]. Rio de Janeiro, Brazil: Record.

Souki, N. (2006) Hannah Arendt e a Banalidade do Mal [ Hanna Arendt and the Banality of Evil]. Editora UFMG.

Wardle, C. (2017, February 16). Fake news. It's complicated. https://firstdraftnews.org/latest/fake-news-complicated/

Yankelovich, D. et al. (2006) The next big step in deliberative democracy. Kettering Review. “”“” “”

Publicado

2020-10-01

Como Citar

DIAS ROVARI CORDEIRO, Juliana; BRASIL CARVALHO DA FONSECA, Alexandre; CELESTRINI MANGABEIRA, Elliz; CINTIA LIMA E SILVA, Juliana; GUARANY IGNACIO LIMA, Aline. MISINFORMATION IN DIGITAL CULTURE: reflections from Cognitive Democracy and Dialogue between Knowledges. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a10en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10768. Acesso em: 29 mar. 2024.