DESINFORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL: reflexões a partir da Democracia Cognitiva e do Diálogo de Saberes
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10ptPalavras-chave:
conhecimento, desinformação, educação midiáticaResumo
As mudanças que representam a tecnologia acessível e o uso das redes sociais na cultura digital impõem novas perguntas e desafios à medida que somos produtores e consumidores de informação. A desinformação afeta a vida pública e ameaça a democracia. A partir das ideias de Democracia Cognitiva (MORIN, 2014) e do Diálogo de Saberes (LEFF, 2006), discutiremos o tema à luz de um recorte analítico da pesquisa “Valores e Argumentos na assimilação e propagação da desinformação: uma abordagem dialógica”. A educação midiática aparece como uma necessidade histórica e democrática para combater as fake news. Neste sentido, as soluções possíveis devem estimular aprendizados coletivos sobre os processos comunicacionais e
educacionais que promovam a leitura e a compreensão crítica das mídias digitais.
Downloads
Referências
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão. São Paulo: Boitempo, 2018.
ARENDT, Hannah. Verdade e política. Relógio d'Agua, 1995.
______. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
BERRY D.M. (2012) Introduction: Understanding the Digital Humanities. In: Berry D.M. (eds) Understanding Digital Humanities. Palgrave Macmillan, London .DOI https://doi.org/10.1057/9780230371934_1.
BONTCHEVA, K; POSETTI, J. Desinfodemia: decifrando ladesinformación sobre el covid-19.Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/sites/default/files/disinfodemic_deciphering_covid19_disinformation_es.pdf>. Acesso em jul 2020.
CUNHA P. J. Notícias falsas, grandes negócios. In: Comunicação e direitos humanos, p.29-33. Associação Henfil Educação e Comunicação, 2018. Disponível em: <https://intervozes.org.br/arquivos/interman005comdhs18.pdf>
FALLIS, D. Exploring Philosophies of Information. LIBRARY TRENDS, Vol. 63, No. 3, edited by Ken Herold, pp. 401–426. The Board of Trustees, University of Illinois, 2015.
FLORIDI, L. Brave.Net.World: The Internet as a Disinformation Superhighway?.The Electronic Library, Vol. 14 Issue: 6, pp.509-514, 1996. Disponível em:http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3128817 . Acesso em 05 de jul. de 2020.
FONSECA, A.B. A Covid-19 e a desinformação que mata. Le Monde Diplomatique Brasil, maio de 2020, Disponível em:https://diplomatique.org.br/a-covid-19-e-a-desinformacao-que-mata/. Acesso em 05 de jul. de 2020.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971a.
_______. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971b.
LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. Trad.: Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2006
LIMA, A. de V. Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire. 2. ed. rev. Brasília: Ed. Universidade de Brasília: Fundação Perseu Abramo, 2011.
MORIN, E. O Método 3. O conhecimento do conhecimento. Trad.: Juremir Machado da Silva. Porto Alegre (RS): Ed. Sulina, 1999.
________. O Método 1: A natureza da natureza. 2ª ed. Trad.: IlanaHeinberg. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2003.
_______. O Método 6: Ética. Trad: Juremir Machado da Silva. Porto Alegre (RS): Ed. Sulina, 2007.
________. O Método 4. As ideias: habitat, vida, costumes, organização. Trad.: Juremir Machado da Silva. 5a ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
_______. O Método 5: a humanidade da humanidade. Trad.: Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.
_______. A cabeça bem feita: repensar a reforma, repensar o pensamento. Trad.: Eloá Jacobina. 21. ed. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2014.
________. O Método 2: A vida da vida. 5ª ed. Trad.: Mariana Lobo, Simone Ceré e Tânia do Valle Tschiedel. Porto Alegre (RS): Ed. Sulina, 2015.
OEA. Declaración Conjunta Sobre Libertad De Expresión Y "Noticias Falsas" ("Fake News"), Desinformación Y Propaganda. Disponível em: <http://www.oas.org/es/cidh/expresion/showarticle.asp?artID=1056&lID=2>. Acesso em 11 de jul. de 2020.
OMS. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a covid-19. Departamento de evidência e inteligência para ação em saúde. Pag. Informativa 5. Disponível em: <https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14>. Acesso em 10 de jul 2020.
PARISER, Eli (2012). O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Tradução: Diego Alfaro. Rio de janeiro. Zahar.
SANTAELLA, Lucia. Cultura das mídias. 4a. ed. São Paulo: Experimento, 1992 [2003a].
SANTAELLA, L. “Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano”. Revista FAMECOS. Porto Alegre, no 22 / dezembro, 2003.
SENNETT, R. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: Record, 2012.
SOUKI, N. Hannah Arendt e a Banalidade do Mal. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.
UNESCO. Desinfodemia: decifrando ladesinformación sobre covid-19.
YANKELOVICH, D et. al. The next big step in deliberative democracy. Kettering Review, 2006, 5466.
WARDLE, C. Fake news. It’s complicated. Disponível em: <https://firstdraftnews.org/latest/fake-news-complicated/>.> Acesso em 20 de jun 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.