DESINFORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL: reflexões a partir da Democracia Cognitiva e do Diálogo de Saberes

Autores

  • Juliana Dias Rovari Cordeiro Nutes/UFRJ
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde
  • Elliz Celestrini Mangabeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Cintia Lima e Silva Museu Nacional-UFRJ
  • Aline Guarany Ignacio Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10pt

Palavras-chave:

conhecimento, desinformação, educação midiática

Resumo

As mudanças que representam a tecnologia acessível e o uso das redes sociais na cultura digital impõem novas perguntas e desafios à medida que somos produtores e consumidores de informação. A desinformação afeta a vida pública e ameaça a democracia. A partir das ideias de Democracia Cognitiva (MORIN, 2014) e do Diálogo de Saberes (LEFF, 2006), discutiremos o tema à luz de um recorte analítico da pesquisa “Valores e Argumentos na assimilação e propagação da desinformação: uma abordagem dialógica”. A educação midiática aparece como uma necessidade histórica e democrática para combater as fake news. Neste sentido, as soluções possíveis devem estimular aprendizados coletivos sobre os processos comunicacionais e
educacionais que promovam a leitura e a compreensão crítica das mídias digitais.

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Biografia do Autor

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca , Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde

Doutor em Sociologia (USP). Professor associado da UFRJ, diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde. abrasil@ufrj.br.  

0000-0002-7495-4902

Elliz Celestrini Mangabeira , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde(Nutes/UFRJ). Nutricionista (colaboradora) do Movimento Comer Pra Quê? elliz.mangabeira@gmail.com.  

 

Juliana Cintia Lima e Silva, Museu Nacional-UFRJ

Doutoranda em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional-UFRJ). Integrante do Comitê de Antropólogas/os Negras/os da Associação Brasileira de Antropologia e do GEPAD – Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia da Devoção. jcintia7@outlook.com.

Aline Guarany Ignacio Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação em Ciências e Saúde(Nutes/UFRJ). alineguarany@gmail.com.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

CORDEIRO, Juliana Dias Rovari; FONSECA , Alexandre Brasil Carvalho da; MANGABEIRA , Elliz Celestrini; SILVA, Juliana Cintia Lima e; LIMA, Aline Guarany Ignacio. DESINFORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL: reflexões a partir da Democracia Cognitiva e do Diálogo de Saberes. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a10pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10019. Acesso em: 26 dez. 2024.