"G1 IN 1 MINUTE" AND THE NEW LOGIC OF NEWS PRESENTATION: From language to costume
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650Keywords:
telejornalismo, G1 in 1 minute, language, presentation, costumeAbstract
The present paper discusses the new logic of presentation undertaken by the news bulletin "G1 in 1 minute", a journalistic edition of Rede Globo integrated to the news portal of the broadcaster, the G1, which was launched in 2015. It is the observation of three More general aspects that, apparently, seek not only the renewal of the journalistic genre, but also can be seen as a strategy of approach with the young audience. Thus, the three perspectives reported in the text are: breaking of a "journalistic standard", transformation in the way content manifests itself and the use of youth costume.
Downloads
References
BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002.
CALZA, Márlon Uliana. A camiseta e a rua: processos interacionais dos sujeitos pelo vestir. São Leopoldo: Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, 2009. 251 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2009.
CIRNE, Lívia. As renovações nas formas narrativas e de apresentação dos telejornais como lógicas de aproximação com os telespectadores. In: Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. João Pessoa; Ano 2, Vol. 2, N.1, 2015. p. 25-50.
DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: Informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulinas, 2004.
DUARTE, Elizabeth e FREITAS, Rose Lumertz de. Telejornais: a ruptura tonal com as expectativas do subgênero. In: E-compós. Brasília, s/v, s/n, abril, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/128/128>. Acesso em: 14 jul 2016.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CURVELLO, Vanessa. Telejornais: quem dá o tom? In: GOMES, Itania Maria Mota. Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 61-74
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blüsher, 2006.
JESUS, Rosane Martins de. G1 em 1 minuto: experimentação a partir da convergência das mídias. Artigo apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro, 2015.
MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo, Editora Moderna, 1988.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Notícias e serviço: um estudo sobre o conteúdo dos telejornais da Rede Globo. Tese de doutorado em Comunicação social. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001.
TRESCA, Laura Conde. Gênero Informativo. In: ASSIS, Francisco de; MELO, José Marques de (orgs.). Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
VIEIRA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
WAJNMAN, Solange. O Figurino Imaginado da TV: o que se pode aprender com ele. In: VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. Diário de pesquisadores: Traje de cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.