"G1 IN 1 MINUTE" AND THE NEW LOGIC OF NEWS PRESENTATION: From language to costume

Authors

  • Lívia Cirne Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz) http://orcid.org/0000-0002-2904-7182
  • Vitor Curvelo Fontes Belém Universidade Federal do Maranhão
  • Agda Patrícia Pontes de Aquino Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650

Keywords:

telejornalismo, G1 in 1 minute, language, presentation, costume

Abstract

The present paper discusses the new logic of presentation undertaken by the news bulletin "G1 in 1 minute", a journalistic edition of Rede Globo integrated to the news portal of the broadcaster, the G1, which was launched in 2015. It is the observation of three More general aspects that, apparently, seek not only the renewal of the journalistic genre, but also can be seen as a strategy of approach with the young audience. Thus, the three perspectives reported in the text are: breaking of a "journalistic standard", transformation in the way content manifests itself and the use of youth costume.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lívia Cirne, Universidade Federal do Maranhão (Imperatriz)

Doutora em Comunicação (UFPE), mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB), graduada em Comunicação – jornalismo (UFPB) e em Telecomunicações (IFPB). Professora adjunta do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, e líder do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais. E-mail: liviacirne.ufma@gmail.com.  

Vitor Curvelo Fontes Belém, Universidade Federal do Maranhão

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Líder do Grupo de Pesquisa em Convergência e Narrativas Audiovisuais (CONNAU). E-mail: vitorcfb@gmail.com.  

Agda Patrícia Pontes de Aquino, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Assistente do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba. E-mail: agdaaquino@gmail.com.  

References

BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002.

CALZA, Márlon Uliana. A camiseta e a rua: processos interacionais dos sujeitos pelo vestir. São Leopoldo: Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, 2009. 251 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2009.

CIRNE, Lívia. As renovações nas formas narrativas e de apresentação dos telejornais como lógicas de aproximação com os telespectadores. In: Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. João Pessoa; Ano 2, Vol. 2, N.1, 2015. p. 25-50.

DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: Informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.

DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulinas, 2004.

DUARTE, Elizabeth e FREITAS, Rose Lumertz de. Telejornais: a ruptura tonal com as expectativas do subgênero. In: E-compós. Brasília, s/v, s/n, abril, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/128/128>. Acesso em: 14 jul 2016.

DUARTE, Elizabeth Bastos; CURVELLO, Vanessa. Telejornais: quem dá o tom? In: GOMES, Itania Maria Mota. Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 61-74

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blüsher, 2006.

JESUS, Rosane Martins de. G1 em 1 minuto: experimentação a partir da convergência das mídias. Artigo apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro, 2015.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo, Editora Moderna, 1988.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Notícias e serviço: um estudo sobre o conteúdo dos telejornais da Rede Globo. Tese de doutorado em Comunicação social. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001.

TRESCA, Laura Conde. Gênero Informativo. In: ASSIS, Francisco de; MELO, José Marques de (orgs.). Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

VIEIRA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.

WAJNMAN, Solange. O Figurino Imaginado da TV: o que se pode aprender com ele. In: VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. Diário de pesquisadores: Traje de cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

Published

2018-04-29

How to Cite

CIRNE, Lívia; BELÉM, Vitor Curvelo Fontes; AQUINO, Agda Patrícia Pontes de. "G1 IN 1 MINUTE" AND THE NEW LOGIC OF NEWS PRESENTATION: From language to costume. Observatory Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 650–674, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4842. Acesso em: 8 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II