“G1 EM 1 MINUTO” Y LA NUEVA LÓGICA DE PRESENTACIÓN DE LAS NOTICIAS: del lenguaje al vestuário
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p650Palabras clave:
periodismo de televisión, G1 1 minuto, idioma, presentación, trajeResumen
El presente trabajo analiza la nueva lógica de la presentación realizada por el boletín "G1 en 1 minuto", una edición de Red Globe integrado a la estación de noticias G1 portal, que fue lanzado en 2015. Se trata de la observación de tres aspectos más generales que aparentemente buscan no sólo la renovación del género periodístico, sino que también se pueden ver como una estrategia de acercamiento con el público joven. Por lo tanto, las tres perspectivas presentados en el texto son: la interrupción de una transformación "estándar periodístico" en la forma en que el contenido se expresa y el empleo de vestuario juvenil.
Descargas
Citas
BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte: Leitura, 2002.
CALZA, Márlon Uliana. A camiseta e a rua: processos interacionais dos sujeitos pelo vestir. São Leopoldo: Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, 2009. 251 p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo, 2009.
CIRNE, Lívia. As renovações nas formas narrativas e de apresentação dos telejornais como lógicas de aproximação com os telespectadores. In: Âncora – Revista Latino-americana de Jornalismo. João Pessoa; Ano 2, Vol. 2, N.1, 2015. p. 25-50.
DEJAVITE, Fábia Angélica. INFOtenimento: Informação + entretenimento no jornalismo. São Paulo: Paulinas, 2006.
DUARTE, Elizabeth Bastos. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulinas, 2004.
DUARTE, Elizabeth e FREITAS, Rose Lumertz de. Telejornais: a ruptura tonal com as expectativas do subgênero. In: E-compós. Brasília, s/v, s/n, abril, 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/128/128>. Acesso em: 14 jul 2016.
DUARTE, Elizabeth Bastos; CURVELLO, Vanessa. Telejornais: quem dá o tom? In: GOMES, Itania Maria Mota. Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 61-74
FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blüsher, 2006.
JESUS, Rosane Martins de. G1 em 1 minuto: experimentação a partir da convergência das mídias. Artigo apresentado no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro, 2015.
MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo, Editora Moderna, 1988.
TEMER, Ana Carolina Rocha Pessôa. Notícias e serviço: um estudo sobre o conteúdo dos telejornais da Rede Globo. Tese de doutorado em Comunicação social. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2001.
TRESCA, Laura Conde. Gênero Informativo. In: ASSIS, Francisco de; MELO, José Marques de (orgs.). Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2013.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Entretenimento: uma crítica aberta. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.
VIEIRA, Fausto; PEREIRA, Dalmir Rogério. Figurino e cenografia para iniciantes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
WAJNMAN, Solange. O Figurino Imaginado da TV: o que se pode aprender com ele. In: VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosane. Diário de pesquisadores: Traje de cena. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.