TRAINING OF MUNICIPAL EDUCATION LEADERS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF TOCANTINS (PRADIME-UFT): management of municipal education in focus

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606

Keywords:

Municipal Education Director, Public policy, Distance Education

Abstract

The Federal University of Tocantins, through the Directorate of Educational Technologies - DTE / UFT, offered and certified the first classes of Specialization in Municipal Education Management of the Support Program for Municipal Leaders of Education - PRADIME. The program used distance education to bring the target audience closer together and made use of educational technologies as an agent of democratization of knowledge. This article reports on the execution of the specialization that took place in the states of Tocantins and Maranhão, with the approach of issues of municipal management, public policy and distance education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Célio da Cunha, Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília - área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia(aposentado) membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-graduação(RBPG) da Capes e do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio(Fundação Cesgranrio), Política e Administração da Educação(Anpae) e Intergração e Conhecimento do NEIES-Mercosul.. Atuou como coordenador editorial e assessor especial da UNESCO no Brasil na área de educação por vários anos. Tem livros e artigos publicados e experiência em políticas públicas de educação. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC.No início da carreira, dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT

Margareth Leber Macedo, Secretaria Municipal de Educação de Palmas

Graduada em Letras com habilitação em Português/Inglês, é mestre em Educação pela Universidade de Brasília(UnB), na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica, especialista em Gestão Educacional, Metodologia do Ensino, Língua Portuguesa e Mídias na Educação. É professora efetiva da rede de ensino do município de Palmas -TO, lotada na Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da SEMED. Coordenou os cursos de extensão da Rede de Diversidade, Mídias na Educação, atualmente é coordenadora geral do Pradime e Pró-Conselho pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Administração de Sistemas Educacionais, com pesquisa, publicações e capacitações para Conselhos Municipais de Educação, Gestão e Políticas Públicas da Educação Básica e em educação a distância para formação de professores e equipe técnica dos sistemas públicos de educação. 

References

AÇÃO EDUCATIVA. Acesso e permanência dos alunos na escola, Indicadores de qualidade na educação. Edição revista. Ação Educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). São Paulo: Ação Educativa, 2005.

BONAMINO, Alicia et al. Avaliação de políticas educacionais. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. (Caderno de Textos; v.1).

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2005. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2005.

BRASIL. Sinopse Estatística da Educação Básica. Ministério da Educação. INEP: Censo Escolar 2007/ Brasília: INEP. 2008.

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: 2006a. volumes 1 e 2.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação: Oficina do PRADIME 2008 / Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2008b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRADIME. Caderno de Textos. volumes 1, 2 e 3. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Memorial da Gestão da Educação Municipal: construindo uma transição republicana no Brasil. Realização: Secretaria de Educação Básica. Brasil: MEC/SEB, 2008a.

DIDONET, V., “Acesso à educação e obrigatoriedade”, MEC/SEA, Coletânea de textos da CONAE 2010, Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 28/03 a 01/04/2010.

Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – fundamentos, políticas e práticas. Realização: UNDIME, Apoios UNICEF, MEC e Fundação Itaú Social. Brasília: 2008.

UNDIME, Caminhos do Direito de Aprender. Relatório de pesquisa realizada em 26 municípios brasileiros em 2008/2009, mediante parceria entre UNDIME, UNICEF, MEC e INEP, 2009.

UNICEF. Redes de Aprendizagem – Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, realização do UNICEF, UNDIME, MEC, Inep, Brasília: 2008.

Published

2017-08-01

How to Cite

CUNHA, Célio da; MACEDO, Margareth Leber. TRAINING OF MUNICIPAL EDUCATION LEADERS OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF TOCANTINS (PRADIME-UFT): management of municipal education in focus. Observatory Journal, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 606–633, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3570. Acesso em: 22 nov. 2024.