FORMACIÓN DE LOS DIRIGENTES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE TOCANTINS (PRADIME-UFT): gestión de la educación municipal en foco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606

Palabras clave:

Dirigente Municipal de Educación, Política Pública, Educación a distancia

Resumen

En la búsqueda de llevar conocimiento y contribuir con las gestiones educativas municipales, la Universidad Federal de Tocantins, a través de la Dirección de Tecnologías Educativas - DTE / UFT ofreció y certificó las primeras clases de Especialización en Gestión de la Educación Municipal del Programa de Apoyo a los Dirigentes Municipales Educación - PRADEM. El programa utilizó la educación a distancia para acercar al público objetivo e hizo uso de las tecnologías educativas como agente de democratización del conocimiento. Este artículo relata la ejecución de la especialización que ocurrió en los estados de Tocantins y Maranhão, con el abordaje de las cuestiones de la gestión municipal, política pública y educación a distancia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célio da Cunha, Universidade de Brasília

Bacharel e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1968), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília - área de concentração: políticas públicas de educação e história das ideias pedagógicas. Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia(aposentado) membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-graduação(RBPG) da Capes e do Conselho Editorial das revistas Linhas Críticas (UnB), Ensaio(Fundação Cesgranrio), Política e Administração da Educação(Anpae) e Intergração e Conhecimento do NEIES-Mercosul.. Atuou como coordenador editorial e assessor especial da UNESCO no Brasil na área de educação por vários anos. Tem livros e artigos publicados e experiência em políticas públicas de educação. Foi analista de ciência e tecnologia e Superintendente da área de Ciências Humanas e Sociais do CNPq e Diretor e Secretário Adjunto de Política Educacional do MEC.No início da carreira, dirigiu o Departamento de Ensino e Pesquisa da UFMT

Margareth Leber Macedo, Secretaria Municipal de Educação de Palmas

Graduada em Letras com habilitação em Português/Inglês, é mestre em Educação pela Universidade de Brasília(UnB), na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica, especialista em Gestão Educacional, Metodologia do Ensino, Língua Portuguesa e Mídias na Educação. É professora efetiva da rede de ensino do município de Palmas -TO, lotada na Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da SEMED. Coordenou os cursos de extensão da Rede de Diversidade, Mídias na Educação, atualmente é coordenadora geral do Pradime e Pró-Conselho pela Universidade Federal do Tocantins(UFT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Administração de Sistemas Educacionais, com pesquisa, publicações e capacitações para Conselhos Municipais de Educação, Gestão e Políticas Públicas da Educação Básica e em educação a distância para formação de professores e equipe técnica dos sistemas públicos de educação. 

Citas

AÇÃO EDUCATIVA. Acesso e permanência dos alunos na escola, Indicadores de qualidade na educação. Edição revista. Ação Educativa, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). São Paulo: Ação Educativa, 2005.

BONAMINO, Alicia et al. Avaliação de políticas educacionais. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. (Caderno de Textos; v.1).

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2005. Disponível em: . Acesso em: 02 jul. 2005.

BRASIL. Sinopse Estatística da Educação Básica. Ministério da Educação. INEP: Censo Escolar 2007/ Brasília: INEP. 2008.

BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: 2006a. volumes 1 e 2.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação: Oficina do PRADIME 2008 / Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2008b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PRADIME. Caderno de Textos. volumes 1, 2 e 3. PRADIME: Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Memorial da Gestão da Educação Municipal: construindo uma transição republicana no Brasil. Realização: Secretaria de Educação Básica. Brasil: MEC/SEB, 2008a.

DIDONET, V., “Acesso à educação e obrigatoriedade”, MEC/SEA, Coletânea de textos da CONAE 2010, Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 28/03 a 01/04/2010.

Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – fundamentos, políticas e práticas. Realização: UNDIME, Apoios UNICEF, MEC e Fundação Itaú Social. Brasília: 2008.

UNDIME, Caminhos do Direito de Aprender. Relatório de pesquisa realizada em 26 municípios brasileiros em 2008/2009, mediante parceria entre UNDIME, UNICEF, MEC e INEP, 2009.

UNICEF. Redes de Aprendizagem – Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, realização do UNICEF, UNDIME, MEC, Inep, Brasília: 2008.

Publicado

2017-08-01

Cómo citar

CUNHA, Célio da; MACEDO, Margareth Leber. FORMACIÓN DE LOS DIRIGENTES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE TOCANTINS (PRADIME-UFT): gestión de la educación municipal en foco. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 606–633, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p606. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3570. Acesso em: 22 nov. 2024.