ONLINE JOURNALISM: Portais and Social Networks
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p374Keywords:
Online Journalism, Internet History, Network Society, News Theories, Social NetworksAbstract
The internet presents itself as a space of symbolic exchange in which the logic of mass communication goes through a process of transformation to a mass-self-communication model. To analyze the evolution of the network and its impact on the exercise of online journalism, becomes critical to understand the journalistic production and its relation to the online environment. In this context, it is clear that the internet opens up a whole range of new possibilities for reader participation and dissemination of news. In addition, Online journalism lives constantly evolving, adapting to new realities. Thus, the new possibilities arising from tools such as content management systems, blogs and social networks are changing the ways in wich journalism is exercised in Web 2.0.
Downloads
References
Referências
AGUIAR, Leonel. A validade dos critérios de noticiabilidade no jornalismo digital. In:
RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo Online: modos de fazer. Rio de Janeiro: Editora
Sulinas, 2009.
BORGES, Rosane; BUZALAF, Márcia. Espaço e design do jornalismo impresso na
contemporaneidade: confluências com o jornalismo digital na web 3.0. Confibercom,
Disponível em: http://confibercom.org/anais2011/pdf/317.pdf. Acesso em: 17 de
jul. 2015.
CANAVILHAS, João Messias. Do gatekeeping ao gatewatcher: o papel das redes
sociais no ecossistema midiático. Disponível em:
http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/061.pdf. Acesso em 18
de mar. 2016.
Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 374-395, jan./mar. 2017
_ .revista
Observatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017
DPI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp374
ESTEVES, João Pissarra. Espaço público e democracia: comunicação, processos de
sentido e identidade social. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
HAN, Sam. Web 2.0. Nova Iorque: Routledge, 2011.
HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Características dos portais brasileiros de notícias.
SBPJOR, 2009. Disponível em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/197. Acesso em:
de jan 2016.
KIM, Ji. SHOEMAKER, Pamela. An Examination of Newsworthiness Indicators in
Online Journalism: A study of South Korean Online News Sites. Texas, 2007.
Disponível em: http://online.journalism.utexas.edu/2007/papers/Kim.pdf. Acesso em 19
de jul. 2015.
LEMOS, André. Morte aos Portais. Disponível em:
www.pilula.com.br/morteaosportais/index.html. Online, 2000. Acesso em: 10 de fev.
LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Groundswell. Boston: Havard Business Press, 2008.
MACHADO, Elias; O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Disponível em:
http://www.bocc. ubi.pt/pag/_texto. php3?html2 = machado-elias-ciberespaco-
jornalistas.html. Acesso em: 10 de jun. 2016.
PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de
mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
RUSSELL, Adrienne. Networked: a contemporary history of news in transition.
Cambridge: Polity Press, 2011.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do
Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTOS, Ana Lúcia Reis dos. Informação fast-food: um estudo de caso do jornal
Último Segundo do portal IG. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura
Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 374-395, jan./mar. 2017
_ .revista
Observatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017
DPI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp374
Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Recife, 2002.
SILVA JR. José Afonso. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no
jornalismo, com
estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo (Dissertação de mestrado), Facom/UFBA,
.
MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de
Janeiro: Editora Revan, 2002.
PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. In: Anais XXI
Congresso do Intercom. Recife, 1998. Disponível em:
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/int_mutua_reativa.pdf. Acesso em: 11 de jan. 2015.
. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Porto Alegre, 2006.
Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2015.
SANTOS, Ana Lúcia Reis dos. Informação fast-food: um estudo de caso do jornal
Último Segundo do portal IG. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura
Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Recife, 2002.
ZAGO, Gabriela da Silva. O Twitter como Suporte para Produção e Difusão de
Conteúdos Jornalisticos. Disponível em:
http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/viewArticle/2. Acesso em:
de jun. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.