PERIODISMO DIGITAL: Portales e Redes Sociales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p374

Palabras clave:

Periodismo, Redes Sociales, Portales, Historia de Internet, Sociedad en Red

Resumen

El Internet se presenta como un espacio de intercambio simbólico en el que la lógica de la comunicación de masas pasa por un proceso de transformación para un modelo de auto-comunicación de masas. Analizar la evolución de la red y su impacto en el ejercicio del periodismo en la web es clave para la comprensión de la producción periodística y su relación con el entorno. En este contexto, es evidente que el Internet abre nuevas posibilidades de participación del lector y difusión de noticias. Además, el periodismo en la red vive en constante evolución, adaptándose a las nuevas realidades. Por lo tanto, las nuevas posibilidades que surgen de herramientas tales como los sistemas de gestión de contenidos, blogs y redes sociales están cambiando las formas de periodismo ejercido en la Web 2.0.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heitor Costa Lima da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Jornalismo pela Universidade católica de Pernambuco. Doutor em Sociologia e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade da Beira Interior/Portugal. Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: hclrocha@gmail.com.

Ivo Henrique França de Andrade Dantas Cavalcanti, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Comunicação Social pela UFPE. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo de revista, online e assessoria de imprensa. Ex-editor online da Revista Algomais, atualmente é gerente de comunicação do Disque-Denúncia em Pernambuco.E-mail: ivohenrique.dantas@gmail.com.  

Citas

Referências

AGUIAR, Leonel. A validade dos critérios de noticiabilidade no jornalismo digital. In:

RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo Online: modos de fazer. Rio de Janeiro: Editora

Sulinas, 2009.

BORGES, Rosane; BUZALAF, Márcia. Espaço e design do jornalismo impresso na

contemporaneidade: confluências com o jornalismo digital na web 3.0. Confibercom,

Disponível em: http://confibercom.org/anais2011/pdf/317.pdf. Acesso em: 17 de

jul. 2015.

CANAVILHAS, João Messias. Do gatekeeping ao gatewatcher: o papel das redes

sociais no ecossistema midiático. Disponível em:

http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/061.pdf. Acesso em 18

de mar. 2016.

Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 374-395, jan./mar. 2017

_ .revista

Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DPI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp374

ESTEVES, João Pissarra. Espaço público e democracia: comunicação, processos de

sentido e identidade social. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003

FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.

HAN, Sam. Web 2.0. Nova Iorque: Routledge, 2011.

HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Características dos portais brasileiros de notícias.

SBPJOR, 2009. Disponível em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/197. Acesso em:

de jan 2016.

KIM, Ji. SHOEMAKER, Pamela. An Examination of Newsworthiness Indicators in

Online Journalism: A study of South Korean Online News Sites. Texas, 2007.

Disponível em: http://online.journalism.utexas.edu/2007/papers/Kim.pdf. Acesso em 19

de jul. 2015.

LEMOS, André. Morte aos Portais. Disponível em:

www.pilula.com.br/morteaosportais/index.html. Online, 2000. Acesso em: 10 de fev.

LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Groundswell. Boston: Havard Business Press, 2008.

MACHADO, Elias; O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Disponível em:

http://www.bocc. ubi.pt/pag/_texto. php3?html2 = machado-elias-ciberespaco-

jornalistas.html. Acesso em: 10 de jun. 2016.

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de

mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.

RUSSELL, Adrienne. Networked: a contemporary history of news in transition.

Cambridge: Polity Press, 2011.

SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do

Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.

SANTOS, Ana Lúcia Reis dos. Informação fast-food: um estudo de caso do jornal

Último Segundo do portal IG. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura

Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 374-395, jan./mar. 2017

_ .revista

Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DPI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp374

Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Recife, 2002.

SILVA JR. José Afonso. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no

jornalismo, com

estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo (Dissertação de mestrado), Facom/UFBA,

.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de

Janeiro: Editora Revan, 2002.

PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. In: Anais XXI

Congresso do Intercom. Recife, 1998. Disponível em:

http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/int_mutua_reativa.pdf. Acesso em: 11 de jan. 2015.

. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Porto Alegre, 2006.

Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2015.

SANTOS, Ana Lúcia Reis dos. Informação fast-food: um estudo de caso do jornal

Último Segundo do portal IG. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura

Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Recife, 2002.

ZAGO, Gabriela da Silva. O Twitter como Suporte para Produção e Difusão de

Conteúdos Jornalisticos. Disponível em:

http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/viewArticle/2. Acesso em:

de jun. 2016.

Publicado

2017-03-30

Cómo citar

ROCHA, Heitor Costa Lima da; CAVALCANTI, Ivo Henrique França de Andrade Dantas. PERIODISMO DIGITAL: Portales e Redes Sociales. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 374–395, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p374. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2825. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre