AULA ONLINE: uma experiência potencializada pelo covid19

Autores

  • Rosemary Lapa de Oliveira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a7pt

Palavras-chave:

Formação de professores; tecnologias na educação; luto.

Resumo

Este é um estudo crítico de uma experiência de professora pós-doutora, usuária e estudiosa das mídias digitais, professora da educação à distância que se vê instada a continuar com as aulas on-line após a orientação de confinamento por causa do COVID19. É, também, uma reflexão crítica sobre os caminhos da educação no Brasil. A pesquisa é empírica e tem como sujeito de pesquisa a própria pesquisadora que dialoga a educação com o estado de luto, por conta da pandemia, assim, busca ancoragem teórica na psicologia. Na educação, dialoga com questões políticas, metodológicas e sobre as tecnologias na educação. Este texto aponta para o fato de que a educação terá que mudar estruturalmente e metodologicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Pós-Doutora e Doutora em Educação, Mestre em Letras e Linguística, especialista em Gramática e Texto e licenciada em Letras Vernáculas com Inglês e respectivas literaturas. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação e na Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB, líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Leitura e Contação de histórias – GPELCH. rloliveira@uneb.br

Referências

ANDRADE, Maria do Carmo F. de; SOUZA, Priscila Rodrigues de. Modelos de rotação do ensino híbrido: estações de trabalho e sala de aula invertida. In: E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial, Florianópolis, v. 9, n. 1, 2016

BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio (orgs). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. Trad. Marilene Carone. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008

GIROUX, Henry A. Os profesores como intelectuais: rumo a uma pedagogía crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997

GUIMARÃES, Glaucia; MAGALHÃES, Ligia Karam Corrêa de; BARRETO Raquel Goulart. TEXTOS MULTIMIDIÁTICOS NA ESCOLA. In: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT16-6325--Int.pdf, 2010. Acesso em 14 abr 2020

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

KÜBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a Morte e o Morrer. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

NAVARRO, Gabrielle. Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Trabalho de conclusão de curso de especialização em mídia, orientado por Charles Nisz. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/125459/mod_resource/content/1/gamificacao.pdf. Acesso em 25 mar 2018

NUNES, José Horta. Aspectos da forma histórica do leitor brasileiro na atualidade. In: ORLANDI, Eni Puccinelli. (Org.) A leitura e os leitores. Campinas: Pontes, 1999.

PARKES, Colin Murray. Luto: Estudos sobre a Perda na Vida Adulta. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. 1ª reimp. – Belo Horizonte: Autentica, 2010.

ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria. Educação Gamificada: valorizando os aspectos sociais. In: FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio (orgs). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

WORDEN, J. William. Terapia do Luto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Publicado

2021-10-01

Como Citar

OLIVEIRA, Rosemary Lapa de. AULA ONLINE: uma experiência potencializada pelo covid19. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 4, p. a7pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a7pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9060. Acesso em: 21 nov. 2024.