REDES E FORMAÇÃO: argumentos e experiências multirreferenciais
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p110Mots-clés :
expexpexperiência multirreferencialRésumé
O presente artigo apresenta e explicita um conjunto de argumentos, nos quais articulamos a emergência das redes em processos formativos, tomando a epistemologia multirreferencial como uma transversalidade experiencial e pedagógica. Dispositivos e experiências em rede, de uma perspectiva multirreferencial, são construídos na direção de argumentos propositivos de formação. O desafio, de partida, é a compreensão experiencial do fenômeno formação, através da sua irredutibilidade, para, em seguida, tecermos entretecimentos com o potencial formativo singular e transformador das redes, culminando com a apresentação de experiências concretas de enredamento formativo e suas possibilidades no que se refere à qualificação da formação.
PALAVRAS-CHAVE: rede; formação; experiência multirreferencial.
ABSTRACT
This article presents and explains a number of arguments, in which we articulate the need for networks in learning processes, taking multi-referential epistemology as an experiential and educational transversality. Devices and experiences with networks, from a multi-referential perspective, are made aiming at proposals for formation. The challenge, at first, is the experiential understanding of the training phenomenon, through it sintransigence, in order to, later, engage with the unique and transformative learning potential of networks, culminating at providing examples of concrete experiences of learning entanglement and their possibilities regarding qualification of training.
KEYWORDS: network; training; multi-referential experience.
RESUMEN
El presente artículo presenta y explicita un conjunto de argumentos con los cuales articulamos el sugimiento de las redes en procesos formativos. Adoptamos la Epistemología de la Multirreferencialidad como transversal a la experiecia y a la Pedagogía. Dispositivos y experiencias en red, desde una perspectiva multirreferencial, son construídos en la dirección de los argumentos propositivos de la formación. Para empezar, el desafio es la comprensión experiencial del fenómeno de la formación a través de su irredutibilidad. A continuación, hacemos comentarios acerca del potencial formativo singular y transformador de las redes, colmando con la presentación de experiencias concretas de formación de redes formativas y sus posibilidades en lo que se refieren a la calificación de la formación.
PALABRAS CLAVE: red; formación; experiencia multirreferencial.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.