ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E FORMAÇÃO AUTORAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p38

Mots-clés :

multirreferencialidade

Résumé

RESUMO

Este artigo objetiva refletir sobre a formação no processo de tessitura do conhecimento em uma disciplina do mestrado em educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O trabalho se inspira numa epistemologia multirreferencial na qual a bricolagem conceitual e metodológica se apresenta como dispositivo importante no projeto de uma formação em devir do autorcidadão (Barbosa,1998) inserido no contexto da cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconhece que a pesquisa é lócus de produção de conhecimento e de produção de si no sentido de se apropriar tanto do que lhe é externo quanto do que é mais interno ao sujeito. Como resultado, apresentamos o estranhamento refletido na postura de negraticidade e ressignificação de sentidos dos atores da disciplina, ao se perceberem valorizados em suas singularidades e co-autores no processo formativo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação; multirreferencialidade; autoria; cibercultura.

 

ABSTRACT

This article aims to reflect on the training in the process of knowledge construction in a discipline of the masters in education of the University of the State of Rio Grande do Norte - UERN. The work is based on a multireferential epistemology in which conceptual and methodological bricolage is an important device in the design of a formation of becoming autorcidadão (Barbosa, 1998) inserted in the context of cyberculture (Ribeiro, 2015). It recognizes that research is the locus of knowledge production and self-production in order to appropriate both what is external to it and what is most internal to the subject. As a result, we present the strangeness reflected in the attitude of blackness and re-signification of the actors' senses, when they perceive themselves valued in their singularities and co-authors in the formative process.

 

KEYWORDS: Formation; multireferentiality; authorship; cyberculture.

 

 

RESUMEN

Este artículo objetiva reflexionar sobre la formación en el proceso de tesitura del conocimiento en una disciplina del máster en educación de la Universidad del Estado de Rio Grande do Norte - UERN. El trabajo se inspira en una epistemología multirreferencial en la que el bricolaje conceptual y metodológico se presenta como dispositivo importante en el proyecto de una formación en devenir del autor de la ciudadano  (Barbosa, 1998) insertado en el contexto de la cibercultura (Ribeiro, 2015). Reconoce que la investigación es locus de producción de conocimiento y de producción de sí en el sentido de apropiarse tanto de lo que le es externo cuanto de lo que es más interno al sujeto. Como resultado, presentamos el extrañamiento reflejado en la postura de negraticidad y resignificación de sentidos de los actores de la disciplina, al percibirse valorados en sus singularidades y coautores en el proceso formativo.

 

PALABRAS CLAVE: Formación; multirreferencialidad; cibercultura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joaquim Gonçalves Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação, Mestre em Educação, Graduado em Sociologia e Pedagogia. Professor/Pesquisador aposentado da professor aposentado pela UFSCAR – São Paulo; professor visitante no Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – PosEduc/UERN. Email: joaquim.barbosa60@gmail.com

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Graduada em Pedagogia. Professora/pesquisadora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,  atuando na Graduação no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação no  Mestrado em Educação – PosEduc/UERN e no Mestrado Profissional em Biologia – ProfBio/UERN. Email: mayra.rfr@gmail.com. ORCID 0000-0002-3118-026.

Références

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirrefrerencial (plural) das situações educativas e formativas. In. BARBOSA, Joaquim Gonçalves (org). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

_________, Jacques e BERGER, Guy. Ciências da educação: analisadores paradoxais das outras ciências? In: ROCHA, Jamesson e BORBA, Sérgio. Educação e Pluralidade. Brasília: Plano Editora, 2003.

BARBOSA, J. Educação para a formação de autores cidadãos. In: Barbosa, J. (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EDUFScar, 1998.

__________, Joaquim Gonçalves; PINHEIRO, Leandro da Nóbrega; NUNES, Monica Ferreira. Diário de pesquisa virtual: uma opção formativa para a EAD. Educação e

Linguagem, nº 19, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo: UMESP, 2009. Disponível em: http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=30. Acessado em maio de 2017.

____________, Joaquim Gonçalves; HESS, Remi. O diário de pesquisa: o estudante universitário e o seu processo formativo. Brasília: Liber livro, 2010.

____________, Joaquim Gonçalves. Uma escola multirrefrencial: a difícil arte de se autorizar, o pensamento plural de Jaccques Ardoino e a educação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (Orgs.). Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BORBA, Sergio da Costa. Complexidade e Multirreferencialidade na educação e na formação docente. Maceió: EDUFAL, 2013.

KINCHELOE, Joe L; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

MACEDO, Roberto Sidnei. Multirrefrencialidade: o pensar de Jacques Ardoino em perspective e a problemática da formação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (Orgs.). Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MENESES, Thalita Juliana de F.; COSTA, Francisca Geise V; RIBEIRO, Mayra R. Fernandes. Formação no curso de pedagogia da UERN: um novo olhar a partir da multirreferencialidade. Trabalho apresentado no IV CONLID, Mossoró/UERN, 2017.

MORAES, Maria Cândido. Transdiciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. São Paulo: Papirus, 2015.

RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Diário de pesquisa e aprendizagem multirreferencial na cibercultura. Fortaleza/CE: EduECE / Livro 1, 2014, p. 1-12.

_________, Mayra Rodrigues Fernandes. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. 2015. 207f. Tese (Doutorado)- Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, 2015.

Publié-e

2019-01-14

Comment citer

BARBOSA, Joaquim Gonçalves; RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes. ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL E FORMAÇÃO AUTORAL. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 38–73, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p38. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6462. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático