ORFANDADE EMOCIONAL: uma herança refletida nas salas de aula

Palavras-chave: Mídias Escola Alunos Professores Desenvolvimento

Resumo

Este artigo trata de questões relacionadas às necessidades de desenvolvimento dos aspectos emocionais, motores e cognitivos de um indivíduo, que as mídias digitais embora sejam úteis e necessárias para a formação digital do aluno, não podem ser usadas de forma que substitua o contato pessoal, familiar, entendendo que os problemas de ordem afetivas são refletidas em sala de aula, percebidos pelos professores e devem ser desenvolvidas práticas pedagógicas que visem conscientizar tanto pais quanto as instituições educacionais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mídias; escola; alunos; professores; desenvolvimento.

 

 

ABSTRACT

This article addresses issues related to the developmental needs of an individual's emotional, motor, and cognitive aspects that digital media, while useful and necessary for student digital training, can not be used in a way that replaces personal, family, understanding that the problems of affective order are reflected in the classroom, perceived by the teachers and pedagogical practices should be developed that aim to raise awareness both parents and educational institutions.

 

KEYWORDS: Medias. School. Students. Teachers. Developmental.

 

 

RESUMEN

Este artículo aborda cuestiones relacionadas con las necesidades de desarrollo de los aspectos emocionales, motores y cognitivos de un individuo, que los medios digitales, si bien son útiles y necesarios para la educación digital de los estudiantes, no pueden utilizarse de manera que reemplacen el contacto personal. , familiar, entendiendo que los problemas afectivos se reflejan en el aula, son percibidos por los maestros y deben desarrollarse prácticas pedagógicas que tengan como objetivo concienciar tanto a los padres como a las instituciones educativas.

 

PALABRAS CLAVE: Medios de comunicación; escuela estudiantes maestros desarrollo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley da Silva Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor, escritor, pesquisador e Pedagogo pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. Graduado em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor de Pesquisa e Produção de Texto no Colégio Batista de Palmas. E-mail: wesley2s@hotmail.com.

Patricia Medina, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras, graduação em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é docente do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense em cooperação com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora adjunta IV da Fundação Universidade Federal do Tocantins. E-mail: patriciamedina@uft.edu.br. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, de 20 de dezembro de 2018. Ministério da educação, DF, v. 3, 2019.

FARIAS Maria Cilvia Queiroz. Linguagem na Educação Infantil. Fortaleza, SEDUC, 2003 pp. 10 -23.

FERNANDES, Cléa Alves F. Aspectos emocionais da criança. Rev. Bras. Enferm. vol.32 no.3 Brasília, 1979. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671979000300251. Acesso em: 29 de janeiro de 2019.

MOURA, A. Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p256.

PAZ-ALONSO, Pedro M; RUEDA, Maria Rosário. Função executiva e desenvolvimento emocional. Universidad de Granada, Espanha. Jan 2013. Disponível em: http://www.enciclopedia-crianca.com/funcoes-executivas/segundo-especialistas/funcao-executiva-e-desenvolvimento-emocional. Acesso em: 29 de janeiro de 2019.

KIEFER, Sandra. Exagero de tecnologia deixa crianças e adolescentes desconectados do mundo real. EM.COM.BR Gerais, 2014. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/05/25/interna_gerais,532336/exagero-de-tecnologia-deixa-criancas-e-adolescentes-desconectados-do-mundo-real.shtml. Acesso em: 29 de janeiro de 2019.

SANTOS, W.; MEDINA, P. Violência na escola básica: um estudo de caso envolvendo redes pública e privada em Palmas – TO. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 794-825, 8 out. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p794.

SANTOS, J.; DA SILVA, E.; PEREIRA, I. Benefícios pedagógicos do uso de equipamentos celulares em sala de aula. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 536-556, 1 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p536.

SILVEIRA, P. A escola e o mundo: pressupostos para a integração da atualidade na sala de aula. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 638-659, 29 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p638.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
SANTOS, W. DA S.; MEDINA, P. ORFANDADE EMOCIONAL: uma herança refletida nas salas de aula. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 634-657, 1 jul. 2019.
Seção
Tema Livre / Free Theme / Tema Libre