TRAKINAGEM: cinema e educação na escola

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p893

Mots-clés :

Cinema, educação, espaço, escola

Résumé

O projeto TraKinagem – Mostra de Cinema e Educação tem o objetivo de produzir e exibir filmes realizados em contextos escolares. Em oficinas com alunos e professores experimentamos um processo de filmagem-aprendizagem que explora de forma criativa os componentes da imagem na construção de filmes de curta duração. Nessas experimentações mobilizamos os conceitos de encontro, devir e cartografia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como de lugar da geógrafa inglesa Doreen Massey, buscamos cartografar os movimentos que dispararam novos modos de sentir, pensar e habitar um lugar-escola em construção com e através do cinema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cristiano Barbosa, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Audiovisuais-OLHO. Pesquisa a relação entre espaço, cinema e educação. Em 2014, realizou doutorado-sanduíche na Universidade Paris X – Nanterre (França), estudando a relação entre cinema e filosofia. Graduou-se em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia em 2001, e obteve o título de mestre em Geografia pela mesma universidade em 2007. E-mail: cristiano@moinhocultural.com.br. 

Références

BARBOSA, C. O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2017.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad. Ana Lúcia de Oliveira; Aurélio Guerra Neto; Celia Pinto Costa. Vol. I. Rio de Janeiro: 34, 2011.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade.Trad: Hilda Pareto Maciel, Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

Publié-e

2018-06-29

Comment citer

BARBOSA, Cristiano. TRAKINAGEM: cinema e educação na escola. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 893–898, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p893. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5575. Acesso em: 22 nov. 2024.