GAMBIARRAS PEDALANTES: pesquisas em trânsito
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p874Palavras-chave:
Educação, Bicicleta, Cidade, Narrativas FictíciasResumo
Este estudo vem de um mestrado e doutorado em pesquisa em Educação. Discute a subjetivação contemporânea, estratégias de reexistência, vendo a educação como um evento dinâmico e permanente. Vê na bicicleta seu potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos Culturais e nas contribuições coletivas que estão ligadas por referências teóricas. O estudo potencializa narrativas ficcionais e sua inventividade. Por meio de inventário de imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta na vida das pessoas. Pensar a cidade como mudança cotidiana por meio da perspectiva e do sentimento de pedalada, relacionando o ambiente e a dinâmica desses corpos, fazendo múltiplas afetações estéticas, poéticas e políticas.
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Referências
PRECIOSA, Rosane. Rumores discretos da subjetividade: sujeito e escrita em processo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.
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