MODERNIDADE, CIÊNCIA, FILOSOFIA

Auteurs-es

  • José Ternes Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p298

Mots-clés :

Filosofia, Modernidade, Educação

Résumé

O texto faz incursões por alguns textos de historiadores do pensamento ocidental objetivando apreender alguns aspectos decisivos da modernidade, como também mostrar que no tempo presente ocorre o desencantamento das promessas, demasiadamente otimistas, dos séculos XVII e XVIII. Do ponto de vista epistemológico, demonstra que a revolução da modernidade tem a ver com mudanças de objetos, argumentando que entender nossa época significa perguntar-se acerca da natureza dos novos objetos nascidos ou constituídos a partir dos começos do século XIX. Essa inversão epistemológica moderna requer outra relação com o saber, o que coloca para a Educação exigências maiores do que apenas a instrução. E questiona: se o saber moderno é tão frágil, tão efêmero, tão pouco seguro, por que com ele nos ocupar? Não poderia a escola, a universidade, estar a serviço de outras instâncias, mais urgentes talvez, do que o saber? O que se quer com a educação?

 

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Biographie de l'auteur-e

José Ternes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás, graduação em Filosofia - Fidene, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás. É professor permanente do programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e professor colaborador no Mestrado de Letras da UCG. E-mail: joseternes@hotmail.com.

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Publié-e

2018-04-01

Comment citer

TERNES, José. MODERNIDADE, CIÊNCIA, FILOSOFIA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 298–320, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p298. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5118. Acesso em: 22 juill. 2024.