MODERNIDADE, CIÊNCIA, FILOSOFIA

Auteurs-es

  • José Ternes Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p298

Mots-clés :

Filosofia, Modernidade, Educação

Résumé

O texto faz incursões por alguns textos de historiadores do pensamento ocidental objetivando apreender alguns aspectos decisivos da modernidade, como também mostrar que no tempo presente ocorre o desencantamento das promessas, demasiadamente otimistas, dos séculos XVII e XVIII. Do ponto de vista epistemológico, demonstra que a revolução da modernidade tem a ver com mudanças de objetos, argumentando que entender nossa época significa perguntar-se acerca da natureza dos novos objetos nascidos ou constituídos a partir dos começos do século XIX. Essa inversão epistemológica moderna requer outra relação com o saber, o que coloca para a Educação exigências maiores do que apenas a instrução. E questiona: se o saber moderno é tão frágil, tão efêmero, tão pouco seguro, por que com ele nos ocupar? Não poderia a escola, a universidade, estar a serviço de outras instâncias, mais urgentes talvez, do que o saber? O que se quer com a educação?

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Ternes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás, graduação em Filosofia - Fidene, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás. É professor permanente do programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e professor colaborador no Mestrado de Letras da UCG. E-mail: joseternes@hotmail.com.

Références

BACHELARD, G. “L’actualité de l’histoire des sciences”, in L’engagement rationaliste. Paris: PUF, 1972a.

______________. La flamme d’une chandelle. Paris: PUF, 1961.

______________. La formation de l’esprit scientifique. Paris: Vrin, 1972b.

______________. Le nouvel esprit scientifique. Paris: PUF, 1978.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DESCARTES, R. Regras para a direção do espírito. Lisboa: Estampa, 1972.

DIDEROT, D. “Cabinet d’Histoire Naturelle”, in Choix d’aricles de l’Encyclopédie. Antologie preparée et préfacée par Marie Leca-Tsiomis. Paris: Ed. Du CTHS, 2001 (tradução do autor).

___________. Obras I e II. São Paulo: Perspectiva, 2001.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

_____________. Les mots et les choses. Paris: Gallimard, 1966.

_____________. Naissance de la clinique. Paris: PUF, 1972.

FOUCAULT, M. “Contracapa”, in JACOB, F. La logique du vivant. Paris: Gallimard, 1970.

HEIDEGGER, M. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.

JACOB, F. La logique du vivant. Paris: Gallimard, 1970.

KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Tradução de Márcio Ramalho. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

PRIGOGINE, I. & STENGERS, I. A nova aliança. Brasília: UNB, 1984.

Publié-e

2018-04-01

Comment citer

TERNES, José. MODERNIDADE, CIÊNCIA, FILOSOFIA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 298–320, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p298. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5118. Acesso em: 22 nov. 2024.