PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DIGITAL E ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS NA CRIAÇÃO DE VALOR: um estudo da Revista Exame
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p285Palavras-chave:
Jornalismo, convergência, dispositivos digitais, valor, revistaResumo
Com a intensificação dos processos midiáticos no ambiente digital, as organizações jornalísticas precisam desenvolver novas estratégias para criar valor tanto para a empresa como para seus consumidores. Este artigo discorre sobre os conceitos de convergência digital e criação de valor para aplicá-los no caso da Revista Exame, um exemplo de reestruturação de lógica comunicacional a partir do desenvolvimento de novas ferramentas e plataformas para impulsionar o consumo de seus produtos. Também pretende-se verificar mudanças ocorridas na cadeia de produção, distribuição e consumo do meio impresso para os dispositivos digitais para aproximar a marca do público.
Downloads
Referências
ANDERSON, Christopher W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial. Revista de Jornalismo da ESPM, São Paulo, n. 5, pp. 49-51, 2013.
ALI, Fátima. A Arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
BARSOTTI, Adriana. Jornalismo em Mutação. Do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular.2014
COSTA, Caio Túlio. Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 9, pp. 51-115, 2014.
FREIRE, Marcelo. Revistas digitais: um produto entre inovações e adaptações. In: CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. Mídias Locativas e Territórios Informacionais. In: SANTAELLA, L., ARANTES, P. (orgs.) Estéticas Tecnológicas. Novos Modos de Sentir. São Paulo: Educ, 2008.
NATANSOHN, L. Graciela; CUNHA, Rodrigo. O jornalismo de revista no cenário da mobilidade. Revista Prisma.com. Especial Ciberjornalismo, n. 12, 2010. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/758/685. Acesso em: 10 out. 2016.
PICARD, Robert. Criação de valor e o futuro das organizações jornalísticas: por que motivo e como o jornalismo deve mudar para se manter relevante no século XXI. Porto: Editora Media XXI, 2013.
PRADO, José Luiz Aidar. Convocações nas revistas e construção do a mais nos dispositivos midiáticos. Revista Matrizes. São Paulo: USP, ano 3, n. 2, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/38259/41057. Acesso em 18 nov. 2016.
SAAD, Beth. Estratégias de conteúdo para meios digitais. In: QUADROS, Claudia; CAETANO, Kati; LARANGEIRA (orgs.). Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais. Portugal: Livros LabCom, 2011.
SALAVERRÍA, Ramón. Los medios de comunicación ante la convergencia digital. Actas del I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0. Bilbao, 11-13 nov 2009.
SCHEIN, Edgar H.. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
SERVA, Leão. A desintegração do jornais. São Paulo: Ed. Reflexão, 2014.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
VALERIO, Andréa. Transição do impresso para digital é a principal discussão do Digital Day. Propmark, 11 de junho de 2015. Disponível em: http://propmark.com.br/mercado/transicao-do-impresso-para-digital-e-a-principal-discussao- do-digital-day. Acesso em: 15 out. 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.