REFLEXÕES EM TORNO DO BRINCAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p316

Mots-clés :

Brincar, aprender, educação de infância

Résumé

Aquilo que parecia ser um dado adquirido, “Direito de brincar”, tornou-se na sociedade atual uma necessidade emergente, enredados, que estamos, na visão das crianças como futuros adultos produtivos. Neste artigo procuramos refletir acerca do brincar em contextos de educação de infância, revisitando algumas linhas de pesquisa que têm sido desenvolvidas por diversos autores, colocando em contra ponto os discursos vigentes e o seu compromisso nas práticas, pelos educadores de infância. Devemos olhar a criança através da lente dos direitos, direitos que emanam das suas necessidades, sendo o brincar uma delas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Sarmento Coelho, Instituto Politécnico de Coimbra

Doutorada em Ciências da Educação (Univesidade de Aveiro), Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Coimbra, investigadora do CEIS20-GRUPOEDE-UC. E-mail: ana@esec.pt.

Vera Maria do Vale, Instituto Politécnico de Coimbra

 Doutorada em Ciências da Educação (FPCE-Universidade de Coimbra), Professora Adjunta na Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Coimbra, investigadora do CEIS20-GRUPOEDE-UC. E-mail: vvale@esec.pt.

Références

ARIÈS, P. Centuries of Childhood: A social history of family life. NewYork: Knoopf, 1962.

BAUMER, S. Play pedagogy and playworlds. In PK Smith, topic ed. Encyclopedia on Early Childhood Development [online]. Available at http:www.child-encyclopedia.com/documents/BaumerANGxp1.pdf, 2013. Acedido em 20.07.2015

BROWN, MAC H., FREEMAN, N.K. “We don’t play that way at preschool”: The moral and ethical dimensions of controlling children’s play. In S. Reifel and Mac H. Brown (eds), Early education and care and reconceptualising play, Advances in early education and day care (259 – 274). Oxford: Elsevier Science, 2001.

BRUCE, T. O brincar, o universo e tudo! In J. R. Moyles (org.), A excelência do brincar (pp. 217-227). Porto Alegre: Artmed, 2006.

CHAMBOREDON, J.C., PRÉVOT, J. O Ofício de Criança. In R. Grácio; S. Stoer & S. Miranda (orgs.). Sociologia da Educação II. Antologia - A Construção Social das Práticas Educativas (pp. 51-77). Lisboa: Livros Horizonte, 1982.

CORSARO, W. Interpretative reproduction in children´s role play. Childhood, 3, 64-74, 1993.

Cunha; A., Gonçalves, S. A criança e o brincar como arte: Analogias e sentidos. Lisboa: Whitebooks, 2015.

CURTIS, A. O brincar em diferentes culturas e em diferentes infâncias. In J. R. Moyles (org.), A excelência do brincar (pp. 39-49). Porto Alegre: Artmed, 2006.

CUTTER-MACKENZIE, A., EDWARDS, S., MOORE, D. & BOYD, W. Young children's play and environmental education in early childhood education. Dordrecht: Springer, 2014.

DAHLBERG, G. & MOSS, P. Ethics and politics in early childhood education. New York: RoutledgeFalmer, 2005.

DAHLBERG, G., MOSS, P., & PENCE, A. Beyond quality in early childhood education and care: Postmodern perspectives. London: Falmer Press, 1999.

EDWARDS, C. Children’s play in cross-cultural perspective: A new look at the six cultures study. Cross-Cultural Research, 34, 318–338, 2000.

ELKIND, D. The hurried child: growing up too fast too soon, 25th Anniversary edition. New York: Da Capo Lifelong Learning, 2007.

FERREIRA, M. “A gente gosta é de brincar com os outros meninos!”, Relações sociais entre crianças num jardim-de-infância. Porto: Afrontamento, 2004.

FIGUEIREDO, A. Interação criança-espaço exterior em Jardim-de-Infância (não publicado). Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2015.

FLEER, M. A cultural-historical perspective on play: Play as a leading activity across cultural communities. In I. Pramling Samuelsson & M. Fleer (eds) Play and learning in early childhood settings, International perspectives (pp.1-17). Dordrecht: Springer, 2010.

GOSSO, Y., CARVALHO, A. Play and cultural context. In PK Smith, topic ed. Encyclopedia on Early Childhood Development [online], 2013. Available at http:www.child-encyclopedia.com/documents/Gosso-CarvalhoANGxp1.pdf. Acedido em 20.07.2015.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: A Study of the Play Element in Culture. Boston: Beacon Press, 1955.

HYGUM, E. To be or not to be – the child as a human being. In E. Hygum & P. Pedersen (org.). Early childhood education: values and practices in Denmark (pp.11-19). Aarhus: ViaSystime, 2014.

JOHNSON, J.E., PATTE, M. Play: Commenting on Smith & Pellegrini, Christie & Roskos, Samuelsson & Pramling, Baumer, Hart & Tannock, Gosso & Carvalho, Clark, and Jenvey. In PK Smith, topic ed. Encyclopedia on Early Childhood Development [online], 2014. Available at http:www.child-encyclopedia.com/documents/Johnson-Patte ANGxp1.pdf. Acedido em 20.07.2015.

KERNAN, M. Play as a Context for Early Learning and Development, Research paper. Dublin: National Council for Curriculum and Assessment, 2007. Available at www.ncca.ie/earlylearning. Acedido em 18.02.2011.

LEAVITT, R. L. Power and emotion in infant-toddler day care. Albany: State University of New York Press, 1994.

LOHMANDER, M. K, PRAMLING SAMUELSON, I. Play and learning in early childhood education in Sweden. Psychology in Russia: State of Art, 8(2), 18-26, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para a Educação-Pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação, 2016.

MOYLES, J. R. (org.). A excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2015.

NICHOLSON, J., KURNIK, J., JEVGJOVIKJ, M., UFOEGBUNE, V. Deconstructing adults’ and children’s discourse on children play: Listening to children’s voices to destabilize deficit narratives. Early Child Development and Care, 185(10), 1569-1586, 2015. Available at http://dx.doi.org/ 10.1080/03004430.2015.1011149. Acedido em 20.05.2016.

OLIVEIRA-FORMOSINHO. J. Pedagogia(s) da infância: Reconstruindo uma práxis de participação. In J. Oliveira-Formosinho, T. M Kishimoto, M. A Pinazza (orgs). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o passado, Construindo o futuro (pp. 13-36). Porta Alegre: Artmed, 2007.

PELLEGRINI, A.D. & BOYD, B. O papel do jogo no desenvolvimento da criança e na educação de infância: Questões de definição e função. In B. Spodek, Manual de investigação em educação de infância (pp. 225-264). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

PRAMLING SAMUELSSON, I. & FLEER, M. (eds). Play and learning in early childhood settings: International perspectives. New York: Springer, 2010.

PRAMLING SAMUELSSON, I. & PRAMLING, N. Play and learning. Encyclopedia on Early Childhood Development [online], 2013. Available at http:www.child-encyclopedia.com/documents/Pramling-SamuelssonANGxp1.pdf. Acedido em 20.07.2015.

PRAMLING SAMUELSSON, I. Participation and learning in the early childhood education context. European Early Childhood Education Research Journal, 18(2), 121-124, 2010.

PRAMLING SAMUELSSON, I., CARLSSON, M. The playing learning child: Towards a pedagogy of early childhood. Scandinavian Journal of Educational Research, 52(6), 623-641, 2008.

PRAMLING SAMUELSSON, I., JOHANSSON, E. Why do children involve teachers in their play and learning? European Early Childhood Education Research Journal, 17(1), 77-94, 2009.

PRAMLING SAMUELSSON, I., SHERIDAN, S. Play and learning in Swedish early childhood education. In I. Pramling-Samuelsson & M. Fleer (eds) Play and learning in early childhood settings, International perspectives (pp.135-154). Dordrecht: Springer, 2010.

RIDWAY, A., QUIÑONES, G., & LI, L. Early childhood pedagogical play. Singapore: Springer, 2015.

SMITH, K., PELLEGRINI. Learning through play. In In PK Smith, topic ed. Encyclopedia on Early Childhood Development [online], 2013. Available at http:www.child-encyclopedia.com/documents/Smith-PellegriniANGxp2.pdf. Acedido em 20.07.2015.

VASCONCELOS, T. A educação de infância no cruzamento de fronteiras. Lisboa: Texto, 2009.

WHITEBREAD, D., BASILIO, M., KUVALJA, M. & VERMA, M. (2012). The importance of play: a report on the value of children’s play with a series of policy recommendations. Brussels, Belgium: Toys Industries for Europe, 2012.

YELLAND, N. Reconceptualising Play and Learning in the Lives of Young Children. Australasian Journal of Early Childhood, 36(2), 4-12, 2011.

Publié-e

2017-10-01

Comment citer

COELHO, Ana Sarmento; VALE, Vera Maria do. REFLEXÕES EM TORNO DO BRINCAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 316–337, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p316. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4248. Acesso em: 22 nov. 2024.