O APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE LETRAMENTO DIGITAL: Possibilidades e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p45

Palavras-chave:

Letramento digital, Whatsapp, Interação, Formação online

Resumo

Este artigo tem como objetivo enriquecer a discussão sobre o uso de dispositivos móveis (m-learning) em contextos educativos de letramento digital. Apresenta um relato de experiência sobre o uso do aplicativo Whatsapp no processo de aprendizagem e interação  entre os servidores da Universidade Federal do Tocantins, formandos no módulo 1 “ Conhecendo a sua universidade" do Curso Integração do  servidor na UFT 2016. O Whatsapp foi usado como um ambiente virtual de aprendizagem na atividade 3 do referido módulo. Embora tenha ocorrido uma resistência inicial de alguns formandos diante da proposta, os resultados foram positivos. O texto contempla também as dificuldades encontradas  nesta experiência de forma a contribuir para novos estudos que contemplem as tecnologias móveis na educação.

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Biografia do Autor

Bento Duarte da Silva, Universidade do Minho

Doutor em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Mestre em Análise e Organização do Ensino e Licenciado em Ensino de História e Ciências Sociais. Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Coordenador do Mestrado e do Doutoramento em Ciências da Educação – especialidade de Tecnologia Educativa. E-mail: bento@ie.uminho.pt.

Elaine Jesus Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa, Mestre em Avaliação de Políticas Públicas e licenciada em Pedagogia. Servidora da Universidade Federal do Tocantins no cargo de Pedagoga atuando como coordenadora pedagógica dos programas e cursos a distancia da Diretoria de Tecnologias Educacionais. E-mail:  elainealves@uft.edu.br

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

SILVA, Bento Duarte da; ALVES, Elaine Jesus. O APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE LETRAMENTO DIGITAL: Possibilidades e desafios. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 45–68, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p45. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3964. Acesso em: 22 dez. 2024.

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