O APLICATIVO WHATSAPP EM CONTEXTOS EDUCATIVOS DE LETRAMENTO DIGITAL: Possibilidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p45Palavras-chave:
Letramento digital, Whatsapp, Interação, Formação onlineResumo
Este artigo tem como objetivo enriquecer a discussão sobre o uso de dispositivos móveis (m-learning) em contextos educativos de letramento digital. Apresenta um relato de experiência sobre o uso do aplicativo Whatsapp no processo de aprendizagem e interação entre os servidores da Universidade Federal do Tocantins, formandos no módulo 1 “ Conhecendo a sua universidade" do Curso Integração do servidor na UFT 2016. O Whatsapp foi usado como um ambiente virtual de aprendizagem na atividade 3 do referido módulo. Embora tenha ocorrido uma resistência inicial de alguns formandos diante da proposta, os resultados foram positivos. O texto contempla também as dificuldades encontradas nesta experiência de forma a contribuir para novos estudos que contemplem as tecnologias móveis na educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E., & VALENTE, J. A. Tecnologias e curículo: trajetórias convergentes ou divergentes. São Paulo: Paulus, 2011.
BERE, A. A comparative study of student experiences of ubiquitous learning via mobile devices and learner management systems at a South African university. Proceedings of the 14th Annual Conference on World Wide Web Applications. Durban, 7-9 November 2012.
CHANG, C.Y.; SHEU, J.P. & CHAN, T.W. Concept and design of ad hoc and mobile classrooms. Journal of Computer Assisted Learning, nº19, 2013. Disponível em http://chan.lst.ncu.edu.tw/publications/2003-Chang-cad.pdf. Acesso em 22 de fev. 2017.
CHARTIER, R. Do códex à tela: as trajetórias do escrito. In: CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII Brasília: UNB, 1994.
CHURCH, K. & OLIVEIRA R. What's up with Whatsapp?: comparing mobile instant messaging behaviors with traditional. Actas of MobileHCI '13 Proceedings of the 15th international conference on Human-computer interaction with mobile devices and services, Monique Germanes, 2013, p. 352-361. Disponível em http://www.ic.unicamp.br/~oliveira/doc/MHCI2013_Whats-up-with-Whatsapp.pdf. Acesso em 13 fev. 2017.
GOMES, M. J. Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning: novos desafios, novas oportunidades. E-curriculum, n.2 200
IBGE, I. B. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, 2015. Rio de Janeiro: IBGE.
JISHA K. JEBAKUMAR D. Whatsapp: A Trend Setter in Mobile Communication among Chennai Youth. IOSR Journal Of Humanities And Social Science Volume 19, Issue 9, (Sep. 2014), Disponível em http://iosrjournals.org/iosr-jhss/papers/Vol19-issue9/Version-7/A019970106.pdf . Acesso em 23 jan. 2017.
JONASSEN, D. Computers in the classroom: Mindtools foCritical Thinking. Englewood Cliffs: Merril, 1996.
LOPES, M. d. (2013). Literacia Digital Dos Professores do 2º E 3º Ciclos das escolas do Conselho Viseu. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.
YEBOAH J. EWUR D. G. The impact of Whatsapp messenger on students performance in Tertiary institutions in Ghana, Journal of Education and practice, Vol.5, No.6, 2014. Disponível em http://www.iiste.org/Journals/index.php/JEP/article/view/11241. Acesso em 16 fev. 2017.
MANTOVANI, C., & MOURA, M. Informação, interação e mobilidade; Información, interacción y movilidad. Informação & Informação, nº17, volume 2, 2012, p.55-76 .
MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. P. Dias, A. J. Osório (org.) Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2009, pp 50 - 78. Disponível em : <http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10056/1/Moura%20(2009)%20 Challenges.pdf.>. Acesso em 10 jun. 2017.
NÓVOA, A. Nada será como antes. Revista Pátio, n. 72, nov.2014. Porto Alegre:
Grupo A. Disponível em <http://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10938/nada-sera-como-antes.aspx >.Acesso em 22 jul. 2017.
RIYANTO, A. English Language Learning Using ‘Whatsapp’ Application, 2013. Disponível:em <https://akhmadriyantoblog.wordpress.com/2013/07/21/english-language-learning-using-whatsapp-application/>. Acesso em 23 jan. 2017.
SANTAELLA, L. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
____________. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, 2013, p.19-28.
SANTOS, E. Pesquisa-Formação na Cibercultura. Lisboa: Whitebooks,2014.
SERRES, M. A polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SILVA, B. D., & CONCEIÇÃO, S. C. Desafios do B-learning em tempos de cibercultura. In: M. E. Almeida, P. Dias, & B. D. Silva, Cenário de Inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013, pp. 137-161.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. Educ. Soc., nº23, 2002, pp.143-160.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), Curso de integração do Servidor 2016. Apostila Módulo 1 – Conhecendo a Universidade. UFT, 2016.
WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem: uma história sobre a importância de dar e receber feedback. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.