POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302Palavras-chave:
Robótica, Pré-escolar, Robôs para o Pré-escolar, Projeto Kids Media LabResumo
Este texto apresenta um estudo, no âmbito do projeto de investigação Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, sobre robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos). A análise a diversos robôs foi realizada durante três focus group, em diversos momentos, com especialistas de diversas áreas (Investigadores, Professores do ensino superior, Professores do ensino secundário da área de informática, Educadores de infância, Professores do 1.º e 2.º CEB e Professores de educação especial), a fim de observar as potencialidades e fragilidades dos robôs, com vista a decidir sobre sua utilização em contexto de jardim de infância. Eta investigação permitiu reconhecer características pertinentes dos robôs disponibilizados no mercado internacional e indicados como sendo para crianças a partir dos três anos. Deste processo de validação, reconhecemos que estão disponíveis robôs adequados e a ter em conta em atividades com crianças de idade pré-escolar.
Downloads
Referências
BARBOUR, R. S.; KITZINGER, J. Developing Focus Group Research. London: SAGE Publications, 1999.
BERS, M. Blocks to Robots: Learning with Technology in the Early Childhood Classroom. NY: Teachers College Press, 2008.
BERS, M. U. Tangible kindergarten: Learning how to program robots in early childhood. In: SNEIDER, C. I. E. (Ed.). The Go-To Guide for Engineering Curricula PreK-5: Choosing and using the best instructional materials for your students. Thousand Oaks, CA: Corwin, 2014. p.133-145.
BERS, M. U.; HORN, M. S. Tangible Programming in Early Childhood: Revisiting Developmental Assumptions through New Technologies. In: (EDS), I. R. B. M. J. B. (Ed.). High-tech tots: Childhood in a digital world. Greenwich, CT: Information Age Publishing, 2010. p.49-70.
LOUREIRO, M. J.; MOREIRA, F. T. Conceitos básicos de programação em colaboração com o MI-GO. 5.ª edição do Teaching Day. Universidade de Aveiro 2016.
MIRANDA-PINTO, M. S.; OSÓRIO, A. J. Kids Media Lab: Tecnologias e a Aprendizagem da Programação em Idade Pré-escolar. In: RODRIGUES, M. D. R.;NISTAL, M. L., et al, XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2015, Setúbal, Portugal. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. p.432-435.
PAPERT, S. The Conservation of Piaget: The Computer as Grist to the Constructivist Mill. In: FORMAN, G. e PUFALL, P. B. (Ed.). Constructivism in the Computer Age. Hillsdale, New Jersey: LAWRENCE ERLBAUM ASSOCIATES, 1988. ISBN 0-8058-0101-4.
ROSENBERG, M.; BERS, M. U. KinderLab Robotics. 2014. Disponível em: < http://kinderlabrobotics.com/kibo >.
VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Lisboa: Relógio D´Água Editores, 2007.
YACOB, F.; LOGLIO, M., London, 2013. Disponível em: < https://www.primotoys.com/ >.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.