POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302

Palavras-chave:

Robótica, Pré-escolar, Robôs para o Pré-escolar, Projeto Kids Media Lab

Resumo

Este texto apresenta um estudo, no âmbito do projeto de investigação Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, sobre robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos). A análise a diversos robôs foi realizada durante três focus group, em diversos momentos, com especialistas de diversas áreas (Investigadores, Professores do ensino superior, Professores do ensino secundário da área de informática, Educadores de infância, Professores do 1.º e 2.º CEB e Professores de educação especial), a fim de observar as potencialidades e fragilidades dos robôs, com vista a decidir sobre sua utilização em contexto de jardim de infância. Eta investigação permitiu reconhecer características pertinentes dos robôs disponibilizados no mercado internacional e indicados como sendo para crianças a partir dos três anos. Deste processo de validação, reconhecemos que estão disponíveis robôs adequados e a ter em conta em atividades com crianças de idade pré-escolar.

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Biografia do Autor

Ana Francisca Monteiro, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança (UMinho), Investigadora da Universidade do Minho. E-mail: amonteiro@ie.uminho.pt.

António José Osório, Universidade do Minho

Doutor em Educação pela University of Exeter (Reino Unido). Mestre em Informática no Ensino e licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, ambos pela Universidade do Minho. É Professor Associado e Investigador do CIEd - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. E-mail: ajosorio@ie.uminho.pt

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

MIRANDA-PINTO, Maribel Santos; MONTEIRO, Ana Francisca; OSÓRIO, António José. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 302–330, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3535. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático