HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136

Palavras-chave:

Ensino de História, História Pública;, Filme, Educação, Livro Didático

Resumo

O artigo discute o ensino de História em diálogo com as perspectivas da história pública. Ao considerar o processo de ensino-aprendizagem sob o ângulo da mediação didática, elegemos o “filme com temática histórica” como mediador desse diálogo. A relação entre educação e história pública se acentua na interface com o cinema-história, pois a narrativa cinematográfica potencializa a divulgação, o compartilhamento e a ressignificação do conhecimento histórico circulante. Ao refletir sobre o filme na educação escolar, analisamos a inserção das narrativas fílmicas nos livros didáticos. Para tanto, discutimos como os filmes Xica da Silva e Chico Rei foram abordados nos livros didáticos circulantes entre 1978-2006, a partir do acervo LIVRES (FE/USP). Como resultado das análises, a reflexão proposta desenvolve a compreensão do ensino de história, mediado pelo filme, como prática de história pública.

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Biografia do Autor

Rodrigo de Almeida Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação e Mestre em História pela UFMG. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Mestrado ProfHistória (UFF). Membro da Rede Brasileira de História Pública (RBHP). E-mail: dealmeidarodrigo@gmail.com.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

FERREIRA, Rodrigo de Almeida. HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 136–171, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3353. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático