“APRENDER A LER 'PRA' ENSINAR MEUS CAMARADAS”: Reflexões sobre literacia e educação na pós-modernidade
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p570Mots-clés :
Literacia, Media, Pós-Modernidade, Educacão a DistânciaRésumé
Este artigo procura desenvolver a relflexão acerca da literacia na pós-modernidade a partir da experiência da educação a distância no Instituto Federal Baiano. Apresenta elementos epistemológicos que pretendem investigar os aspectos da literacia no processo de criação, elaboração e execução do curso Técnico em Secretaria Escolar do Programa PROFUNCIONÁRIO, bem como a análise das propostas de estratégias de utilização dos media pelos professores formadores e equipe pedagógica. Ressaltando a atuação da EAD em vinte e seis polos de apoio presencial no extenso território geográfico do estado da Bahia.
PALAVRAS-CHAVE: Literacia. Media. Pós-Modernidade. Educacão a Distância.
ABSTRACT
This article seeks to develop a reflection on literacy in postmodernity from the experience of distance education at the Institute Federal of Bahia. It presents epistemological elements that intend to investigate the processes of creation, elaboration and execution of the PROFUNCIONÁRIO Program, as well as an analysis of the proposals of strategies of use of the means for teacher educators and pedagogical team. It is worth mentioning an EAD performance in twenty six poles of face-to-face support in the extensive geographical state of Bahia.
KEYWORDS: Literacy. Media. Postmodernity. Distance Education.
RESUMEN
En este artículo se trata de desarrollar una relflexão en la literacia en la posmodernidad de la experiencia de la educación a distancia en el Instituto Federal de Bahía. Presenta elementos epistemológicos, que investigará los procesos de creación, desarrollo y ejecución del actual programa PROFUNCIONÁRIO, así como un análisis de las propuestas para el uso de estrategias de media formadores de maestros y profesores.
PALABRAS CLAVE: Literacia. Medios de comunicación. Postmodernidad. Educación a distancia.
Téléchargements
Références
BABO, Maria Augusta., Literacia para a cidadania. Revista Comunicação e Sociedade, vol 14, Novos Territórios da Literacia. Braga: Humus, 2008.
BAUMAN, Z., Globalização: as consequências humanas / Zygmunt Bauman; tradução Marcus
Penchel. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999
DAMÁSIO, Manuel J. C. de A., Contributos para o aprofundamento do conceito de literacia: 33 utilização de tecnologia digital em contextos de ensino. Revista Comunicação e Sociedade, vol 14, Novos Territórios da Literacia. Braga: Humus, 2008.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução: Ricardo Corrêa Barbosa; posfácio: Silvano Santiago - 8ª edição – Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
L YO T AR D . O pós-moderno explicado às crianças. Correspondência 1982-1985. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.
MARTINS, M. L., Crise no castelo da cultura. Das estrelas para os ecrãs. Grácio Editor: Coimbra, 2011.
MOURA, P., PEREIRA, S., PINTO, M., Níveis de Literacia Mediática: Estudo Exploratório com Jovens do 12o ano. CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho Braga – Portugal: 20015.
PINTO., M. Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do MinhoRolo & Filhos II, S.A. – Indústrias Gráficas, 2011.
Projeto Pedagógico de Curso – PPC - Técnico em SECRETARIA ESCOLAR. PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, 2015.
Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Sara Pereira, Manuel Pinto, Eduardo Jorge Madureira, Projeto “Público na Escola” T e r e s a P o m b o , D i r e ç ã o - G e r a l d a E d u c a ç ã o M a d a l e n a G u e d e s , D i r e ç ã o - Ge r a l d a EducaçãoMinistério da Educação e Ciência, 2014. Disponível em: http://diretorias.ifbaiano.edu.br/portal/ead/
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.