GÊNERO FEMININO, BELEZA E AUTORREALIZAÇÃO: uma análise da revista Claudia
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p380Palavras-chave:
comunicação, Análise de discurso, Mulher e Beleza, Revista ClaudiaResumo
O objetivo deste artigo é compreender como a Revista Claudia constrói seu discurso sobre a beleza feminina e a concepção de gênero daí decorrente. Analisamos entrevistas com celebridades nas capas dos exemplares entre os meses de julho a dezembro de 2015, utilizando análise do discurso proposta por Gill. Sant’Anna, Lipovestky, Oliveira, Fontenelle e Ehrenberg, são autores que fundamentam o referencial teórico e a compreensão do modo como a revista cria na leitora uma identificação com as celebridades em destaque, os sentidos dados ao padrão de beleza e o modelo de feminilidade por ela sustentado. Concluímos que há uma relação entre a beleza feminina e a realização pessoal, por meio de um discurso no qual a beleza aparece como uma forma de realização pessoal, suscitando valores ligados ao consumo como investimento e ao indivíduo como empreendedor de si próprio.
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