GÊNERO FEMININO, BELEZA E AUTORREALIZAÇÃO: uma análise da revista Claudia

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p380

Mots-clés :

comunicação, Análise de discurso, Mulher e Beleza, Revista Claudia

Résumé

O objetivo deste artigo é compreender como a Revista Claudia constrói seu discurso sobre a beleza feminina e a concepção de gênero daí decorrente. Analisamos entrevistas com celebridades nas capas dos exemplares entre os meses de julho a dezembro de 2015, utilizando análise do discurso proposta por Gill. Sant’Anna, Lipovestky, Oliveira, Fontenelle e Ehrenberg, são autores que fundamentam o referencial teórico e a compreensão do modo como a revista cria na leitora uma identificação com as celebridades em destaque, os sentidos dados ao padrão de beleza e o modelo de feminilidade por ela sustentado. Concluímos que há uma relação entre a beleza feminina e a realização pessoal, por meio de um discurso no qual a beleza aparece como uma forma de realização pessoal, suscitando valores ligados ao consumo como investimento e ao indivíduo como empreendedor de si próprio.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tarcyanie Cajueiro Santos, Universidade de Sorocaba

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Bolsista Jovem Pesquisadora da Fapesp no período de 2008 a 2012. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba/SP. E-mail: tarcyaniecs@gmail.com.

Walkíria Firmo Ferraz, Universidade de Sorocaba

Mestre em Comunicação e Cultura, linha de pesquisa Mídias e Práticas Socioculturais, na mesma instituição. Pós-graduada em Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional pela UNISO. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Sorocaba.  É docente do curso superior de Estética e Cosmética da Universidade de Sorocaba (UNISO).  E-mail: walkiria.ferraz@prof.uniso.br.

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Publié-e

2017-08-01

Comment citer

SANTOS, Tarcyanie Cajueiro; FERRAZ, Walkíria Firmo. GÊNERO FEMININO, BELEZA E AUTORREALIZAÇÃO: uma análise da revista Claudia. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 380–401, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p380. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3317. Acesso em: 25 nov. 2024.