PROCESSES OF DIGITAL CONVERGENCE AND MEDIA STRATEGIES IN VALUE CREATION: a study of Exame Magazine
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p285Keywords:
Journalism, convergence, value, magazine, digital devicesAbstract
With the intensification of media processes in the digital environment, the journalism companies need to develop new strategies to create value both for the company and the consumers. This article discusses the concepts of digital convergence and creation of value to apply them in the case of Exame Magazine, an example of communication logic structuring from the development of new tools and platforms to promove the consumption of this products. It is also intended to verify changes occurring in the production chain, distribution and consumption on the print midia for digital devices to bring the brand closer to the public.
Downloads
References
ANDERSON, Christopher W.; BELL, Emily; SHIRKY, Clay. Jornalismo pós-industrial. Revista de Jornalismo da ESPM, São Paulo, n. 5, pp. 49-51, 2013.
ALI, Fátima. A Arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009.
BARSOTTI, Adriana. Jornalismo em Mutação. Do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular.2014
COSTA, Caio Túlio. Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Revista de Jornalismo ESPM, São Paulo, n. 9, pp. 51-115, 2014.
FREIRE, Marcelo. Revistas digitais: um produto entre inovações e adaptações. In: CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã: UBI, LabCom, Livros LabCom, 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
LEMOS, A. Mídias Locativas e Territórios Informacionais. In: SANTAELLA, L., ARANTES, P. (orgs.) Estéticas Tecnológicas. Novos Modos de Sentir. São Paulo: Educ, 2008.
NATANSOHN, L. Graciela; CUNHA, Rodrigo. O jornalismo de revista no cenário da mobilidade. Revista Prisma.com. Especial Ciberjornalismo, n. 12, 2010. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/758/685. Acesso em: 10 out. 2016.
PICARD, Robert. Criação de valor e o futuro das organizações jornalísticas: por que motivo e como o jornalismo deve mudar para se manter relevante no século XXI. Porto: Editora Media XXI, 2013.
PRADO, José Luiz Aidar. Convocações nas revistas e construção do a mais nos dispositivos midiáticos. Revista Matrizes. São Paulo: USP, ano 3, n. 2, 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/viewFile/38259/41057. Acesso em 18 nov. 2016.
SAAD, Beth. Estratégias de conteúdo para meios digitais. In: QUADROS, Claudia; CAETANO, Kati; LARANGEIRA (orgs.). Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais. Portugal: Livros LabCom, 2011.
SALAVERRÍA, Ramón. Los medios de comunicación ante la convergencia digital. Actas del I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0. Bilbao, 11-13 nov 2009.
SCHEIN, Edgar H.. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
SERVA, Leão. A desintegração do jornais. São Paulo: Ed. Reflexão, 2014.
SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
VALERIO, Andréa. Transição do impresso para digital é a principal discussão do Digital Day. Propmark, 11 de junho de 2015. Disponível em: http://propmark.com.br/mercado/transicao-do-impresso-para-digital-e-a-principal-discussao- do-digital-day. Acesso em: 15 out. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.