COMUNICAÇÃO POLÍTICA INTERNACIONAL EM TEMPOS INCERTOS: o impeachment de Dilma Rousseff nos discursos brasileiros nas Nações Unidas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p32Palavras-chave:
Comunicação Política, Discurso Político, Discurso Diplomático, ONU, ImpeachmentResumo
Os discursos diplomáticos se configuram uma das manifestações políticas por excelência na comunicação política internacional. Tendo isso como pressuposto, o artigo apresenta o posicionamento do Brasil na Assembleia Geral da ONU entre 2014 e 2017 no que tange ao impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff (PT). Como metodologia, optamos pela realização de Análise de Conteúdo (AC) para verificar as hipóteses: (H1) Rousseff estruturou os discursos como plataforma para angariar apoio da comunidade internacional; e (H2) Michel Temer (MDB) abordou o processo de impeachment como natural ao jogo democrático. Os resultados refutaram a primeira hipótese e confirmaram a segunda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.