COMUNICAÇÃO POLÍTICA INTERNACIONAL EM TEMPOS INCERTOS: o impeachment de Dilma Rousseff nos discursos brasileiros nas Nações Unidas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p32

Palavras-chave:

Comunicação Política, Discurso Político, Discurso Diplomático, ONU, Impeachment

Resumo

Os discursos diplomáticos se configuram uma das manifestações políticas por excelência na comunicação política internacional. Tendo isso como pressuposto, o artigo apresenta o posicionamento do Brasil na Assembleia Geral da ONU entre 2014 e 2017 no que tange ao impeachment da ex-presidente, Dilma Rousseff (PT). Como metodologia, optamos pela realização de Análise de Conteúdo (AC) para verificar as hipóteses: (H1) Rousseff estruturou os discursos como plataforma para angariar apoio da comunidade internacional; e (H2) Michel Temer (MDB) abordou o processo de impeachment como natural ao jogo democrático. Os resultados refutaram a primeira hipótese e confirmaram a segunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Comunicação Política na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM- México). Doutora em Ciências da Comunicação (USP). Professora da Universidade Federal do Paraná na graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. E-mail: lupanke@gmail.com.

Pedro Chapaval Pimentel, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração pelo PPGADM-UFPR e mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFPR. Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Centro Universitário Curitiba. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2009) e bacharel em Administração pela FAE Centro Universitário. E-mail:cp.pedro@gmail.com.

Publicado

2019-04-01

Como Citar

PANKE, Luciana; PIMENTEL, Pedro Chapaval. COMUNICAÇÃO POLÍTICA INTERNACIONAL EM TEMPOS INCERTOS: o impeachment de Dilma Rousseff nos discursos brasileiros nas Nações Unidas. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 2, p. 32–59, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n2p32. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5975. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático