INSTAGRAM E A DESQUALIFICAÇÃO DO FEMININO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS EM 2014

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p84

Mots-clés :

Dilma Rousseff, comunicação eleitoral, desqualificação, Instagram

Résumé

Este artigo analisa a desqualificação do feminino nas eleições presidenciais brasileiras em 2014, tomando como exemplo os comentários contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), durante o segundo turno da campanha presidencial em 2014, publicadas em seu perfil oficial no Instagram. Para isso, foram analisados os comentários dos sete posts com mais “curtidas”, de acordo com as categorias de desqualificação “mundo”, “partido” ou “candidato” (PANKE, 2012). A pesquisa aponta que as palavras direcionadas a Dilma apresentam críticas relacionadas ao gênero em detrimento do conteúdo político. Para interpretar os dados, foram utilizados autores como Luís Felipe Miguel e Flávia Biroli (2014), Marta Lamas (2013) e Luciana Panke (2015), que abordam questões de gênero. De acordo com os dados encontrados, 62% das desqualificações foram direcionadas à “candidata”, 22 a “mundo” e 16% a “partido”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Comunicação Política na Universidade Autônoma Metropolitana (UAM- México). Doutora em Ciências da Comunicação (USP); Professora da Universidade Federal do Paraná na graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. E-mail: lupanke@gmail.com.

Alice Lima, Universidade Federal do Paraná

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolve pesquisas na área de comunicação política, com foco em gênero e campanhas eleitorais. Bolsista Capes.

Références

Referências

ALVES, Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo? São Paulo:

Brasiliense, 1985.

BORBA, F. "O uso estratégico das inserções nas eleições presidenciais

brasileiras", Revista Compolítica, v. 2, n.2, p.93-120, 2012.

CERVA, Daniela; CORNEJO, Eduardo 2014: Entre la Ausência y lo Insulso: La

Agenda de Género en las Campanas Presidenciales de 2012. Revista Ação

Midiática, n° 7, 2014, p. 01-24.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5.

ed. Curitiba: Positivo, 2010.

HOLLAND, Jack. Una breve historia de la misoginia. México: Editorial Océano

de México, 2010.

LAMAS, M. El género. La construcción cultural de la diferencia sexual.

México: Unam, 2013.

Revista Observatório, Paimas, v. 3, n. 1, p. 84-104, jan./mar. 2017

_ _revisto

Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp84

LIPOVETSKY, Gilles. La tercera mujer. México: Edamsa Impresiones, 2012.

MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e Política: uma introdução. São

Paulo: Boitempo, 2014.

MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Caleidoscópio Convexo: mulheres, política

e mídia. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

PANKE, L. "Categorias de desqualificação na propaganda eleitora", Revista Em

Debate, v.4, n.4, p.7-14, 2012.

PANKE, L. "Campanas electorales para mujeres - retos y tendências", México:

Editorial Piso 15, 2015.

QUEIROZ, Adolpho; ANDRADE, Mariana. Propaganda política, estratégias,

personagens e história das mídias. Capivari: Editora EME, 2013.

SERRET, Esteia. El género y lo simbólico. La constitución imaginaria de la

identidad feminina. Oaxaca: Instituto de la Mujer Oaxaquena, 2006.

Publié-e

2017-03-30

Comment citer

PANKE, Luciana; LIMA, Alice. INSTAGRAM E A DESQUALIFICAÇÃO DO FEMININO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS EM 2014. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 84–104, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p84. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2908. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático