INSTAGRAM E A DESQUALIFICAÇÃO DO FEMININO NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS BRASILEIRAS EM 2014
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p84Mots-clés :
Dilma Rousseff, comunicação eleitoral, desqualificação, InstagramRésumé
Este artigo analisa a desqualificação do feminino nas eleições presidenciais brasileiras em 2014, tomando como exemplo os comentários contra a presidenta Dilma Rousseff (PT), durante o segundo turno da campanha presidencial em 2014, publicadas em seu perfil oficial no Instagram. Para isso, foram analisados os comentários dos sete posts com mais “curtidas”, de acordo com as categorias de desqualificação “mundo”, “partido” ou “candidato” (PANKE, 2012). A pesquisa aponta que as palavras direcionadas a Dilma apresentam críticas relacionadas ao gênero em detrimento do conteúdo político. Para interpretar os dados, foram utilizados autores como Luís Felipe Miguel e Flávia Biroli (2014), Marta Lamas (2013) e Luciana Panke (2015), que abordam questões de gênero. De acordo com os dados encontrados, 62% das desqualificações foram direcionadas à “candidata”, 22 a “mundo” e 16% a “partido”.
Téléchargements
Références
Referências
ALVES, Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo? São Paulo:
Brasiliense, 1985.
BORBA, F. "O uso estratégico das inserções nas eleições presidenciais
brasileiras", Revista Compolítica, v. 2, n.2, p.93-120, 2012.
CERVA, Daniela; CORNEJO, Eduardo 2014: Entre la Ausência y lo Insulso: La
Agenda de Género en las Campanas Presidenciales de 2012. Revista Ação
Midiática, n° 7, 2014, p. 01-24.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5.
ed. Curitiba: Positivo, 2010.
HOLLAND, Jack. Una breve historia de la misoginia. México: Editorial Océano
de México, 2010.
LAMAS, M. El género. La construcción cultural de la diferencia sexual.
México: Unam, 2013.
Revista Observatório, Paimas, v. 3, n. 1, p. 84-104, jan./mar. 2017
_ _revisto
Observatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017
DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp84
LIPOVETSKY, Gilles. La tercera mujer. México: Edamsa Impresiones, 2012.
MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e Política: uma introdução. São
Paulo: Boitempo, 2014.
MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia. Caleidoscópio Convexo: mulheres, política
e mídia. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
PANKE, L. "Categorias de desqualificação na propaganda eleitora", Revista Em
Debate, v.4, n.4, p.7-14, 2012.
PANKE, L. "Campanas electorales para mujeres - retos y tendências", México:
Editorial Piso 15, 2015.
QUEIROZ, Adolpho; ANDRADE, Mariana. Propaganda política, estratégias,
personagens e história das mídias. Capivari: Editora EME, 2013.
SERRET, Esteia. El género y lo simbólico. La constitución imaginaria de la
identidad feminina. Oaxaca: Instituto de la Mujer Oaxaquena, 2006.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.