BELÉM E A BELLE ÉPOQUE DA BORRACHA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p32Palavras-chave:
Belém, Belle Époque, Mundialização da culturaResumo
O artigo discute a história e a vida de Belém na passagem do século XIX para o século XX, marcada por um conjunto de elementos sociais, intelectuais e artísticos que refletiam as influências da cultura e da sociedade europeia, principalmente francesa, do período. Em termos de Brasil, esse processo se verificou em Belém e no Rio de Janeiro: era a chamada Belle Époque. Cultivou-se o gosto pelo que vinha da Europa, o que podia ser visto na maneira de se vestir das elites locais e na vida social que levavam em Belém. A literatura, a pintura e a música, cultuadas por essas mesmas elites, faziam da cidade um grande centro de vida intelectual e artística. É preciso, no entanto, observar que a Belle Époque faz parte de um processo maior, o da mundialização da cultura.
Downloads
Referências
AZEVEDO, J. Eustáquio de. Literatura Paraense: síntese histórica do seu movimento. Belém: A Semana, s/d.
BATES, Henry Walter. Um naturalista no rio Amazonas. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1979.
BENJAMIN, Walter. A modernidade e os modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
CHAVES, Ernani. No limiar do moderno: estudos sobre Friedrich Nietzsche e Walter Benjamin. Belém: Paka-Tatu, 2003.
BRAGA, Theodoro. Noções de corografia do Estado do Pará. Belém: Empresa Gráfica Amazônia, 1919.
CAMPOS, Humberto de. Carvalhos e roseiras. 2. ed. São Paulo: José Olympio, 1934.
COELHO, Geraldo Mártires. O brilho da supernova: a morte bela de Carlos Gomes. Rio de Janeiro: Agir, Belém: UFPª, 1995.
______. No coração do povo: o monumento à República em Belém (1891-1897). Belém: Paka-Tatu, 2003.
COUDREAU, Henri. Les français en Amazonie. Paris: Picard-Bernheim et Cie., 1887.
CUNHA, Euclides. Um paraíso perdido: ensaios amazônicos. Brasília: Senado Federal, 2000.
DAOU, Ana Maria. A belle époque amazônica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
DIAS, Edinea Mascarenhas. A ilusão do Fausto. Manaus – 1890-1920. Manaus: Valer, 1999.
FRIEDRICH, Otto. Olimpia: Paris no tempo dos impressionistas. São Paulo: Companhias das Letras, 1993.
LANGLE, Henry-Melchior de. Le petit monde dês cafés et débits parisiens. Paris: PUF, 1990.
NEEDELL, Jeffrey D. Belle époque tropical: sociedade e cultura de elite no Rio de Janeiro na virada do século. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
OEHLER, Dolf. Quadros parisienses: estética antiburguesa 1830-1848. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade. São Paulo: Brasiliense, 1991.
______. Mundialização e cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
RACINE, Nicole & TREBITSCH, Michel (Dir.) Sociabilites intellectuelles: lieux, milieux, réseau. Paris: Centre National de la Recherche Scientifique (20), 1992.
REGO, Clóvis Moraes. A Mina Literária Nortista de Eustáqio de Azevedo e n’ “O Pará Literário de Theodoro Rodrigues”. Belém: Editora da UFPª, 1997.
RIBEIRO, De Campos. Gostosa Belém de outrora. Belém: Secult, 2005.
ROCQUE, Carlos. Antônio Lemos e suas época: história política do Pará. 2.ed. Belém: Cejup, 1996.
SANTOS, Roberto. História econômica da Amazônia (1800-1920). São Paulo: T.A. Queiroz, 1980.
SEIGEL, Jerrold. Paris boêmia: cultura, política e os limites da vida burguesa. 1830-1930. Porto Alegre: L&PM, 1992.
TOCANTINS, Leandro. Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Rio de Janeiro: Civilização, 1963.
SALLES, Vicente. A música e o tempo no Grão-Pará. Belém: Conselho Estadual de Cultura, 1980.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sócias e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.
WEBER, Eugen. França fin-de-siècle. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
WEINSTEIN, Bárbara. A borracha na Amazônia: expansão e decadência (1850-1920). São Paulo: Hucitec-Edusp, 1993.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.