PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394

Mots-clés :

Profissionalização docente, Tecnologias digitais, Inovação educativa

Résumé

O presente artigo é o recorte do Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas do Curso de Formação Prouca-Tocantins, desenvolvidas com profissionais das escolas municipais, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014. Pretende-se relatar a proposta pedagógica de formação de professores e gestores das escolas municipais, para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir da utilização do laptop. Na sequência, apresentar a concepção de três oficinas e a sua recriação em três escolas municipais, dentre as 15 oficinas ofertadas no curso de formação. A metodologia baseou-se na análise do Relatório Técnico Teórico-Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins. Há evidências de que a inserção das TDIC e do laptop a partir de Projetos Temáticos impulsionou uma nova relação entre professores e estudantes, protagonistas e parceiros em equipes de trabalho. Há indícios de que a inserção das TDIC e do laptop nas práticas pedagógicas motivou os estudantes a pesquisar, ler, selecionar, organizar e compartilhar informações; dialogar; escrever em coautoria; e expressar os novos saberes em diferentes linguagens midiáticas, para sua publicação. Há evidências de que a formação contribuiu para minimizar a insegurança dos professores em integrar as TDIC e o laptop às práticas pedagógicas. Dentre os desafios, destacam-se os diferentes níveis de apropriação tecnológica e pedagógica dos profissionais das escolas. Apresenta-se, como indicador emergente, a continuidade dos estudos de formação dentro do contexto escolar, com um conjunto diferenciado de oficinas.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Silvana Donadio Lemos, Centro Universitário Senac, São Paulo

Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou no Pós-doutorado no Projeto de Pesquisa "A Sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade”, durante o período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012, bolsista CNPq. Participou como pesquisadora no Projeto de Pesquisa "O Currículo do Século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem”, durante o período de 2011 a 2013. Participou da formação dos profissionais da rede municipal de São Bernardo do Campo, cujo objetivo foi o de promover a reflexão crítica sobre a inserção das TDIC e dos recursos do laptop, ao currículo escolar, durante o período de 2012 a 2013. Integrou a equipe de conteúdos e formação do Projeto PROUCA Tocantins, com a proposta de formar os formadores da Universidade Federal de Tocantins - UFT, para o uso pedagógico das TDIC. Atualmente, professora no Centro Universitário Senac, São Paulo, modalidade EAD, Pós-graduação Lato Sensu. E-mail: sil.lemos@uol.com.br

Références

BOGDAN, R.; BIKLEN, D. 1996. Investigação qualitativa em educação. Uma

introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora Ltda., p.336.

CERT. 2012. Cartilha segurança na internet. Disponível em: <http://cartilha.cert.br>.

Acesso em: 19/05/ 2015.

FREITAS. Noemia Lelles. 1997. A árvore que não queria morrer. Rio de Janeiro: Coleção Galinho Dourado.

AUTOR. Relatório técnico das oficias teórico-práticas. 2014. Prouca-TO.

GLOBO. Programa Fantástico.Perigos na internet. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ew8oesZP7u4> . Acesso em: 19/05/ 2015.

REDES. Internet segura perigos em redes sociais salas de chat. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=dhiVXO0ZtRQ>. Acesso em: 19/05/ 2015.

______. Privacidade nas redes sociais. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=GSI7tf-Z9S0>. Acesso em: 19/05/ 2015.

_____. Segurança nas redes sociais. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=W8oBg59RjWc>. Acesso em: 19/05/ 2015.

RESOL. Cartilha limpeza urbana. Disponível em: <http://www.resol.com.br/cartilha/>. Acesso em: 19/05/ 2015.

______. Instituto de informações sobre saneamento básico e meio ambiente. Disponível em: . Acesso em: 19/05/2015.

______. Resíduos sólidos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qSUuWq2eqjc >. Acesso em: 19/05/2015.

SCHWARSZ, Lilia Moritz. 2013. A corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821). São Paulo: Companhia das Letras, p. 96.

Téléchargements

Publié-e

2016-10-30

Comment citer

LEMOS, Silvana Donadio. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Observatoire Journal, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 394–418, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2386. Acesso em: 22 juill. 2024.