PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394

Palavras-chave:

Profissionalização docente, Tecnologias digitais, Inovação educativa

Resumo

O presente artigo é o recorte do Relatório Técnico das Oficinas Teórico-Práticas do Curso de Formação Prouca-Tocantins, desenvolvidas com profissionais das escolas municipais, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2014. Pretende-se relatar a proposta pedagógica de formação de professores e gestores das escolas municipais, para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir da utilização do laptop. Na sequência, apresentar a concepção de três oficinas e a sua recriação em três escolas municipais, dentre as 15 oficinas ofertadas no curso de formação. A metodologia baseou-se na análise do Relatório Técnico Teórico-Práticas do Curso de Formação do Prouca-Tocantins. Há evidências de que a inserção das TDIC e do laptop a partir de Projetos Temáticos impulsionou uma nova relação entre professores e estudantes, protagonistas e parceiros em equipes de trabalho. Há indícios de que a inserção das TDIC e do laptop nas práticas pedagógicas motivou os estudantes a pesquisar, ler, selecionar, organizar e compartilhar informações; dialogar; escrever em coautoria; e expressar os novos saberes em diferentes linguagens midiáticas, para sua publicação. Há evidências de que a formação contribuiu para minimizar a insegurança dos professores em integrar as TDIC e o laptop às práticas pedagógicas. Dentre os desafios, destacam-se os diferentes níveis de apropriação tecnológica e pedagógica dos profissionais das escolas. Apresenta-se, como indicador emergente, a continuidade dos estudos de formação dentro do contexto escolar, com um conjunto diferenciado de oficinas.

 

 

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Biografia do Autor

Silvana Donadio Lemos, Centro Universitário Senac, São Paulo

Doutorado e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Educação (Currículo), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou no Pós-doutorado no Projeto de Pesquisa "A Sala de Aula no Século XXI: Inovação e Criticidade”, durante o período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012, bolsista CNPq. Participou como pesquisadora no Projeto de Pesquisa "O Currículo do Século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem”, durante o período de 2011 a 2013. Participou da formação dos profissionais da rede municipal de São Bernardo do Campo, cujo objetivo foi o de promover a reflexão crítica sobre a inserção das TDIC e dos recursos do laptop, ao currículo escolar, durante o período de 2012 a 2013. Integrou a equipe de conteúdos e formação do Projeto PROUCA Tocantins, com a proposta de formar os formadores da Universidade Federal de Tocantins - UFT, para o uso pedagógico das TDIC. Atualmente, professora no Centro Universitário Senac, São Paulo, modalidade EAD, Pós-graduação Lato Sensu. E-mail: sil.lemos@uol.com.br

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Publicado

2016-10-30

Como Citar

LEMOS, Silvana Donadio. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 394–418, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p394. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2386. Acesso em: 19 abr. 2024.