COMUNICACIÓN DE MARCAS EN LAS REDES SOCIALES EN INTERNET: Estilos de Abordaje Publicitária en Instagram

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221

Palabras clave:

Publicidad, marca, instagram, comunicación digital

Resumen

En este trabajo se pretende identificar los estilos de abordaje publicitaria de las marcas en Instagram. Por lo tanto, se adopta como marco teórico los conceptos de movilidad, espacios intersticiales, visibilidad y marketing 3.0, apoyados en Santaella (2007; 2008); Thompson (1998, 2008) y Kotler (2010). El método empírico acompaha la netnografía, presentando como corpus de investigación las marcas brasilehas Farm, Arezzo, Dress to, Cia. Marítima e lorane, cuyos estilos se clasifican como conceptual, promocional, semi promocional, semi promocional de colaboración y semi promocional de patrocínio. Sin embargo, los datos observados también sugieren que los estilos pueden ser híbridos y las marcas todavia a tientas para aprovechar  el fenómeno de la convergencia digital.

 

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Biografía del autor/a

Renata Alves de Albuquerque Othon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e integrante do grupo de pesquisa Gemini - Análise e Pesquisa em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos. Executiva de contas na empresa Artc&C Comunicação Integrada. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFRN (2013) e em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Potiguar (UnP, 2012). E-mail: renata.othon@hotmail.com

Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Bolsista-sanduíche da CAPES na Loughborough University - Reino Unido, onde produziu pesquisas em metodologias de estudos de mídia, ano: 2000. Participou como membro do Grupo de Pesquisas e Estudos de Mídia da Loughborough University - Reino Unido - Culture and Media Analysis Research Group (CaMARG). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ex- coordenadora do Programa de pós-graduação em Estudos da Mídia, além de membro do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro PPGCOM/UFRJ. E-mail: gpcoelho@ufrnet.br.  

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Publicado

2016-08-31

Cómo citar

OTHON, Renata Alves de Albuquerque; COELHO, Maria das Graças Pinto. COMUNICACIÓN DE MARCAS EN LAS REDES SOCIALES EN INTERNET: Estilos de Abordaje Publicitária en Instagram. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 221–245, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2276. Acesso em: 22 jul. 2024.