POR UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, COOPERATIVA E TRANSDISCIPLINAR: análise do projeto pedagógico de uma escola da zona rural da Paraíba/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a8ptPalavras-chave:
Educação emancipadora, Escola, Projeto político pedagógico, Didática complexa e transdisciplinarResumo
Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa que analisou o Projeto Político Pedagógico de escola da zona rural da Paraíba/Brasil com o objetivo de verificar a perspectiva de educação e de didática na qual se fundamentam, dada a visibilidade midiática recebida. Qualitativamente analisamos o PPP da escola o que revelou concepções e práticas criativas, alinhadas a concepção de educação emancipadora com aproximações com a abordagem Didática Complexa e Transdisciplinar. O documento expressa intencionalidades e processos educativos contextualizados, com vivências auto-hetero-ecoformativas, processo de ensino-aprendizagem que estimulam o pensar complexo, libertador e transformador.
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