POR UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, COOPERATIVA E TRANSDISCIPLINAR: análise do projeto pedagógico de uma escola da zona rural da Paraíba/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a8pt

Palavras-chave:

Educação emancipadora, Escola, Projeto político pedagógico, Didática complexa e transdisciplinar

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa que analisou o Projeto Político Pedagógico de escola da zona rural da Paraíba/Brasil com o objetivo de verificar a perspectiva de educação e de didática na qual se fundamentam, dada a visibilidade midiática recebida. Qualitativamente analisamos o PPP da escola o que revelou concepções e práticas criativas, alinhadas a concepção de educação emancipadora com aproximações com a abordagem Didática Complexa e Transdisciplinar. O documento expressa intencionalidades e processos educativos contextualizados, com vivências auto-hetero-ecoformativas, processo de ensino-aprendizagem que estimulam o pensar complexo, libertador e transformador.

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Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pedagoga, Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) e Pós-Doutora em Educação (UFMT). Professora do Curso de Pedagogia da UFG e atual coordenadora (2022-atual) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. 

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - UFG. 

Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), título reconhecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Administração e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFG). 

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ARAÚJO, Luiz Fernando Gonçalves da Silva. POR UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA, COOPERATIVA E TRANSDISCIPLINAR: análise do projeto pedagógico de uma escola da zona rural da Paraíba/Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a8, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a8pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19057. Acesso em: 1 abr. 2025.