SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt

Keywords:

Comunicação da ciência, Públicos, redes sociais, Comunicação Pública da Ciência

Abstract

This article reflects on the experiences of two projects that communicate science: 1) Agência Escola from Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brazil, and 2) Laboratório de Comunicação e Artes from Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. Using documentary research and principles of virtual ethnography, the Instagram profiles of both projects are analyzed. The research question that motivates this study is as follows: How can science be communicated to reach diverse audiences? Among the results, we highlight that in-person events engage more students and faculty on institutional profiles of digital social media platforms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação pela Universidade de La Laguna, formada em Jornalismo e Relações Públicas pela UFPR. Professora permanente do PPGCOM-UFPR.

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, relações públicas pela UEL. Professora permanente do PPGCOM-UFPR,

Anabela Gradim, Universidade Beira Interior

Doutora em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UBI, formada em Filosofia pela Universidade do Porto.  Professora do PPGCOM da Universidade Beira Interior (UBI). 

Aline Grupillo, Universidade Beira Interior

Doutoranda em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UFF e jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

References

BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In Duarte, J (Ed.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público São Paulo: Atlas, pp. 2–33, 2007.

BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15, 2010.

DUARTE, J (Ed.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público, São Paulo: Atlas, 2007.

ESCOBAR, H. Dados mostram que ciência brasileira é resiliente, mas está no limite. Jornal da USP, 11 de junho de 2021.

FIOLHAIS, C. Ciência em 2023. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.

FRAGOSO, S. RECUERO,R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

GARCIA, R. Produção científica brasileira caiu 7,4% no ano passado, a maior queda entre 51 países. Rio de Janeiro, O Globo, 24 de julho de 2023.

GRADIM, A.; MORAIS,R. Anões aos ombros de gigantes: desafios contemporâneos na comunicação de ciência. Lisboa: Livros Horizonte, 2016.

MANSO, B. L. de C. A comunicação pública da ciência à luz da ciência aberta: Repensando o cidadão como sujeito informacional [Apresentação de conferência]. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, Brasil. (2015, 26–30 de outubro).

MASSARANI, L ; OLIVEIRA, T. de . Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina. Journal of Science Communication - América Latina, v. 6, p. E, 2023.

MASSUCHIN, M. G.; QUADROS, C. I;.IOSCOTE, F.; OLIVEIRA, P. A. Comunicação pública na teoria e na empiria: aspectos da produção brasileira recente. Anais do 32 Encontro Anual da Compós, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 03 a 07 de julho de 2023.

MATOS, H. A comunicação pública na perspectiva da teoria do reconhecimento. In M. M. K. Kunsch (Ed.), Comunicação pública, sociedade e cidadania. Difusão Editora, 2011,pp 39-59.

OCTI. Boletim anual, v.3 (jun. 2023). Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2023.

OLIVEIRA, T. M. de. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. Matrizes, 12(3), pp. 101-126, 2018.

PORTODATA. Estatística sobre Portugal e Europa: PIB. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.

QUADROS, C. I.; RIBEIRO, R. R.; GOEDERT Melo, P.; KOHLS, C. D. Participação, Cidadania e Ciência: A Experiência do Pergunte aos Cientistas da Agência Escola Universidade Federal do Paraná. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(2), 81–98, 2022.

QUADROS, C. I.; GRADIM, A. O combate contra a desinformação: Um dos principais desafios dos comunicadores de ciência no Brasil e em Portugal. III Jornadas de Comunicação, Coimbra, 2023.

Recomendação da UNESCO sobre ciência aberta, novembro, 2021.

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por

Relatório da Comissão Europeia. Primeiro relatório bienal sobre a implementação sobre a abordagem global da investigação e inovação. Bruxelas, 29 de junho de 2023.

Relatório de Personas da Agência Escola. Curitiba, 2023.

REPÓRTER BRASIL. “A ciência voltou” e terá investimento de R$100 bi em quatro anos. Repórter Brasil, 12 de julho de 2023.

SOBRAL, F.; KLEBIS, D. Projeto para um novo Brasil. Cadernos SBPC, edição 2022.

WE ARE SOCIAL. The changing world of digital in 2023. https://wearesocial.com/uk/blog/2023/01/the-changing-world-of-digital-in-2023

Published

2023-12-31

How to Cite

QUADROS, Claudia Irene de; RIBEIRO, Regiane Regina; GRADIM, Anabela; GRUPILLO, Aline. SCIENCE COMMUNICATION IN PRACTICE: The Cases of the Agência Escola UFPR (Brazil) and LabCom UBI (Portugal). Observatory Journal, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a44pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783. Acesso em: 19 dec. 2024.