LA COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA EN LA PRATICA: Los Casos de la Agencia Escola (UFPR) y LabCom UBI (Portugal)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt

Palabras clave:

Comunicação da ciência, Públicos, redes sociais, Comunicação Pública da Ciência

Resumen

Este artículo reflexiona sobre las experiencias de dos proyectos que comunican la ciencia: 1) Agência Escola da Universidade Federal do Paraná (AE-UFPR), Brasil, y 2) Laboratório de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior (LabCom-UBI), Portugal. Utilizando la investigación documental y los principios de la etnografía virtual, se analizan los perfiles de Instagram de ambos proyectos. La pregunta de investigación que motiva este estudio es la siguiente: ¿Cómo es posible comunicar la ciencia para llegar a audiencias diversas? Entre los resultados, destacamos que los eventos presenciales involucran a más estudiantes y profesores en los perfiles institucionales de plataformas de redes sociales digitales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação pela Universidade de La Laguna, formada em Jornalismo e Relações Públicas pela UFPR. Professora permanente do PPGCOM-UFPR.

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, relações públicas pela UEL. Professora permanente do PPGCOM-UFPR,

Anabela Gradim, Universidade Beira Interior

Doutora em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UBI, formada em Filosofia pela Universidade do Porto.  Professora do PPGCOM da Universidade Beira Interior (UBI). 

Aline Grupillo, Universidade Beira Interior

Doutoranda em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UFF e jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

Citas

BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In Duarte, J (Ed.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público São Paulo: Atlas, pp. 2–33, 2007.

BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, 15, 2010.

DUARTE, J (Ed.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público, São Paulo: Atlas, 2007.

ESCOBAR, H. Dados mostram que ciência brasileira é resiliente, mas está no limite. Jornal da USP, 11 de junho de 2021.

FIOLHAIS, C. Ciência em 2023. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.

FRAGOSO, S. RECUERO,R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para Internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

GARCIA, R. Produção científica brasileira caiu 7,4% no ano passado, a maior queda entre 51 países. Rio de Janeiro, O Globo, 24 de julho de 2023.

GRADIM, A.; MORAIS,R. Anões aos ombros de gigantes: desafios contemporâneos na comunicação de ciência. Lisboa: Livros Horizonte, 2016.

MANSO, B. L. de C. A comunicação pública da ciência à luz da ciência aberta: Repensando o cidadão como sujeito informacional [Apresentação de conferência]. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, João Pessoa, Brasil. (2015, 26–30 de outubro).

MASSARANI, L ; OLIVEIRA, T. de . Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina. Journal of Science Communication - América Latina, v. 6, p. E, 2023.

MASSUCHIN, M. G.; QUADROS, C. I;.IOSCOTE, F.; OLIVEIRA, P. A. Comunicação pública na teoria e na empiria: aspectos da produção brasileira recente. Anais do 32 Encontro Anual da Compós, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 03 a 07 de julho de 2023.

MATOS, H. A comunicação pública na perspectiva da teoria do reconhecimento. In M. M. K. Kunsch (Ed.), Comunicação pública, sociedade e cidadania. Difusão Editora, 2011,pp 39-59.

OCTI. Boletim anual, v.3 (jun. 2023). Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2023.

OLIVEIRA, T. M. de. Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. Matrizes, 12(3), pp. 101-126, 2018.

PORTODATA. Estatística sobre Portugal e Europa: PIB. Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2023.

QUADROS, C. I.; RIBEIRO, R. R.; GOEDERT Melo, P.; KOHLS, C. D. Participação, Cidadania e Ciência: A Experiência do Pergunte aos Cientistas da Agência Escola Universidade Federal do Paraná. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 9(2), 81–98, 2022.

QUADROS, C. I.; GRADIM, A. O combate contra a desinformação: Um dos principais desafios dos comunicadores de ciência no Brasil e em Portugal. III Jornadas de Comunicação, Coimbra, 2023.

Recomendação da UNESCO sobre ciência aberta, novembro, 2021.

https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por

Relatório da Comissão Europeia. Primeiro relatório bienal sobre a implementação sobre a abordagem global da investigação e inovação. Bruxelas, 29 de junho de 2023.

Relatório de Personas da Agência Escola. Curitiba, 2023.

REPÓRTER BRASIL. “A ciência voltou” e terá investimento de R$100 bi em quatro anos. Repórter Brasil, 12 de julho de 2023.

SOBRAL, F.; KLEBIS, D. Projeto para um novo Brasil. Cadernos SBPC, edição 2022.

WE ARE SOCIAL. The changing world of digital in 2023. https://wearesocial.com/uk/blog/2023/01/the-changing-world-of-digital-in-2023

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

QUADROS, Claudia Irene de; RIBEIRO, Regiane Regina; GRADIM, Anabela; GRUPILLO, Aline. LA COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA EN LA PRATICA: Los Casos de la Agencia Escola (UFPR) y LabCom UBI (Portugal). Observatorio Magazine, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a44pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783. Acesso em: 15 may. 2024.