COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt

Mots-clés :

Comunicação da ciência, Públicos, redes sociais, Comunicação Pública da Ciência

Résumé

Cet article reflète les expériences de deux projets de communication scientifique : 1) l'Agence École de l'Université fédérale du Paraná (AE-UFPR), au Brésil, et 2) le Laboratoire de Communication et d'Arts de l'Université de Beira Interior (LabCom-UBI), au Portugal. À travers la recherche documentaire et les principes de l'ethnographie virtuelle, les profils Instagram de ces deux projets sont analysés. La question-problème qui motive cette étude est la suivante : Comment peut-on communiquer la science pour atteindre divers publics ? Parmi les résultats, il est à noter que les événements en personne mobilisent davantage d'étudiants et d'enseignants sur les profils institutionnels des plateformes de médias sociaux numériques.

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Bibliographies de l'auteur-e

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação pela Universidade de La Laguna, formada em Jornalismo e Relações Públicas pela UFPR. Professora permanente do PPGCOM-UFPR.

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, relações públicas pela UEL. Professora permanente do PPGCOM-UFPR,

Anabela Gradim, Universidade Beira Interior

Doutora em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UBI, formada em Filosofia pela Universidade do Porto.  Professora do PPGCOM da Universidade Beira Interior (UBI). 

Aline Grupillo, Universidade Beira Interior

Doutoranda em Comunicação pela UBI, mestre em Comunicação pela UFF e jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco.

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Publié-e

2023-12-31

Comment citer

QUADROS, Claudia Irene de; RIBEIRO, Regiane Regina; GRADIM, Anabela; GRUPILLO, Aline. COMUNICAÇÃO DA CIÊNCIA NA PRÁTICA: Os Casos da Agência Escola UFPR (Brasil) e do LabCom (UBI). Observatoire Journal, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a44pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a44pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17783. Acesso em: 15 mai. 2024.