A negação da negativa em um palimpsesto de propaganda: conflitos entre liberdades em expressões sobre a campanha de Carnaval da cerveja Skol em 2015
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p318Palavras-chave:
Censura, comunicação, Ativismo, liberdade de expressão, redes sociaisResumo
A campanha de Carnaval da cerveja Skol foi alvo de reclamações em redes sociais: a frase “Esqueci o ‘não’ em casa” foi acrescida de “e trouxe o nunca”, uma crítica ao que foi visto como um incentivo da cerveja ao comportamento irresponsável de seus consumidores, passando por cima de limites legítimos em um momento (o Carnaval) em que o abuso alcóolico atrela-se a incidentes violentos. A campanha foi retirada pela empresa, apesar de denúncias do público no Conar terem sido arquivadas. O caso é avaliado a partir dos mecanismos de responsabilização social, preconizados pela economia política da comunicação, adotando a metodologia da análise de discurso crítica. Entre os resultados encontrados, é possível apontar que o caso se insere em rara contracorrente de conflitos de liberdade de expressão, em que essa liberdade se choca não com direitos diferentes, mas com a própria liberdade de expressão – no caso, a possibilidade de evitar dizer “não” e o poder de dizê-lo.
Downloads
Referências
BARBOSA, Marina. “'Esqueci o Não' da Skol sai de cena, mas cai na mira do Conar”. Folha de S. Paulo, 13/02/2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1589625-apos-denuncias-conar-entra-com-representacao-contra-campanha-do-nao-da-skol.shtml
BARROSO, Luis Roberto. “Colisão entre liberdade de expressão e direitos da personalidade. Critérios de ponderação. Interpretação constitucionalmente adequada do Código Civil e da Lei da Imprensa”. Revista Trimestral de Direito Público, n. 36, p. 24-53, 2001.
BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
CONAR. Autorregulamentação e Liberdade de Expressão: a receita do Conar. São Paulo: Conar, 2011.
___________. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária - Código e Anexos. São Paulo: Conar, 2015 [1980]. Disponível em: http://conar.org.br
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.
G1. “Ambev troca diretor de marketing”. G1, 14/02/2015. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/02/ambev-troca-diretor-de-marketing-em-meio-polemica-de-campanha-da-skol.html
GLENZA, Jessica. “Bud Light sorry for ‘removing no from your vocabulary for the night’ label”. The Guardian, 29/04/2013. Disponível em: http://www.theguardian.com/business/2015/apr/29/bud-light-slogan-no-means-no
GODOY, Claudio Luiz Bueno de. A liberdade de imprensa e os direitos da personalidade. São Paulo: Atlas, 2008.
HANS-BREDOW-INSTITUT FOR MEDIA RESEARCH AT THE UNIVERSITY OF HAMBURG. Final Report Study on Co-regulation Measures in the Media Sector. Hamburg: University of Hamburg, 2006.
LANA, Lígia Campos de Cerqueira. “O caso Hope: sensualidade feminina na vida doméstica e na vida pública”. Galáxia, v. 13, n. 26, 2013. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/10435/12985
MÁRIO, Samuel; FALCÃO, Norton. “O CONAR e sua Atuação na Regulamentação da Ética Publicitária”. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Campina Grande (PB): Intercom, 2010.
MARTINHO, Anahi. “Acusada de apologia ao estupro, Skol vai retirar campanha de circulação após protesto feminista”. F5, 11/02/2015. Disponível em: http://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2015/02/1588510-acusada-de-apologia-ao-estupro-skol-vai-retirar-campanha-de-circulacao-apos-protesto-feminista.shtml
MATTOS, Sérgio. Mídia Controlada: a história da censura no Brasil e no mundo. São Paulo: Paulus, 2005.
McQUAIL, Denis. “Publication in a free society: the problem of accountability”. Comunicação e Sociedade, vol. 7, 2005, p.235-252. Disponível em: http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1220/1163
MEIO & MENSAGEM. “Skol agora prega carnaval com respeito”. Meio & Mensagem, 13/02/2015. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2015/02/13/Apos-protestos--Skol-muda-pecas-de-carnaval.html
MELO, Ana Duarte; SOUSA, Helena. “A Darker Shade of Pale: the never ending burden of advertising regulation”. In: SOUSA, Helena et al. Media Policy and Regulation: Activating Voices, Illuminating Silences. Braga: CECS, 2013.
MENDES, Gilmar Ferreira. “Colisão de direitos fundamentais: liberdade de expressão e de comunicação e direito à honra e à imagem”. Revista de Informação Legislativa, n. 122, p.297-301, mai./jul. 1994.
MICKLE, Ripp. “At Bud Light, Plenty of ‘Yes’ Went Into the ‘No’ Label – Five layers of approvals were given to wording later criticized for insensitivity to date-rape issue”. The Wall Street Journal, 29/04/2015. Disponível em: http://www.wsj.com/articles/anheuser-cans-controversial-bud-light-slogan-1430347201
MONLLOS, Kristina. “Bud Light Says It 'Missed the Mark' With Line About 'Removing No From Your Vocabulary'”. AdWeek, 28/04/2015. Disponível em: http://www.adweek.com/news/advertising-branding/bud-light-says-it-missed-mark-tagline-about-removing-no-your-vocabulary-164374
MONTEIRO, Maria Clara Sidou. “A autorregulamentação em questão: a legitimidade do CONAR e a participação da esfera pública na discussão da publicidade para a criança”. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza (CE): Intercom, 2012.
PAGANOTTI, Ivan. Ecos do silêncio: liberdade de expressão e reflexos da censura no Brasil pós-abertura democrática [tese de doutorado]. São Paulo: ECA-USP. 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-26062015-163043
SANTOS, Maria J. T.; CRUZ, Karina G. S.; MATOS, Valeska de Souza; FERREIRA, Raquel M. C. “Publicidade Suspensa Pelo Conar: 'Petrobras- Estar no meio ambiente sem ser notada'”. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Recife: Intercom, 2012.
SCHNEIDER, Ari. Conar 25 anos: ética na prática. São Paulo: Terceiro Nome; Louveira (SP): Albatroz, 2005.
VALENTE, Suelen Brandes Marques. “A sociedade questiona a publicidade: um estudo da atuação da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira”. Comunicação & Sociedade, vol. 37, n. 3, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/3560/4855
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.