A negação da negativa em um palimpsesto de propaganda: conflitos entre liberdades em expressões sobre a campanha de Carnaval da cerveja Skol em 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p318

Palavras-chave:

Censura, comunicação, Ativismo, liberdade de expressão, redes sociais

Resumo

A campanha de Carnaval da cerveja Skol foi alvo de reclamações em redes sociais: a frase “Esqueci o ‘não’ em casa” foi acrescida de “e trouxe o nunca”, uma crítica ao que foi visto como um incentivo da cerveja ao comportamento irresponsável de seus consumidores, passando por cima de limites legítimos em um momento (o Carnaval) em que o abuso alcóolico atrela-se a incidentes violentos. A campanha foi retirada pela empresa, apesar de denúncias do público no Conar terem sido arquivadas. O caso é avaliado a partir dos mecanismos de responsabilização social, preconizados pela economia política da comunicação, adotando a metodologia da análise de discurso crítica. Entre os resultados encontrados, é possível apontar que o caso se insere em rara contracorrente de conflitos de liberdade de expressão, em que essa liberdade se choca não com direitos diferentes, mas com a própria liberdade de expressão – no caso, a possibilidade de evitar dizer “não” e o poder de dizê-lo.

 

 

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Biografia do Autor

Ivan Paganotti, Universidade de São Paulo

Pesquisador do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura(Obcom/USP) e do grupo de estudos Midiato/ECA-USP, doutor, com bolsa Capes, em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), docente do Digicorp/ECA-USP.

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Arquivos adicionais

Publicado

2016-05-01

Como Citar

PAGANOTTI, Ivan. A negação da negativa em um palimpsesto de propaganda: conflitos entre liberdades em expressões sobre a campanha de Carnaval da cerveja Skol em 2015. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 1, p. 318–339, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p318. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1746. Acesso em: 14 nov. 2024.