La negación de la negativa en un palimpsesto de propaganda: conflictos entre libertades en expresión sobre la camparia de Carnaval de la cerveza Skol en 2015
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p318Palabras clave:
Libertad de expresión, Activismo, Redes socialesResumen
La campana de Carnaval de la cerveza Skol sufrió reclamaciones en las redes sociales: la frase "Olvidé el 'no' en casa" fue acrecida de "y traje el 'nunca'", una crítica contra el incentivo hecho por la productora de cerveza al comportamiento irresponsable de sus consumidores, ignorando limites legítimos en un período (el Carnaval) en que el abuso de alcohol lleva a incidentes violentos. La campana fue removida por la empresa, pero quejas dei público en el órgano de autorregulación publicitaria fueron archivadas. El caso es evaluado a partir de mecanismos de responsabilidad social, preconizados por la economia política de la comunicación, adoptando la metodologia dei análisis de discurso crítica. Es posible apuntar que ese es un raro caso de una contracorriente de conflictos de la libertad de expresión, en que esa libertad no colide con otros derechos distintos, pero con la misma libertad de expresión - en el caso, la posibiUdad de evitar decir el "no" y el poder de decirloDescargas
Citas
BARBOSA, Marina. “'Esqueci o Não' da Skol sai de cena, mas cai na mira do Conar”. Folha de S. Paulo, 13/02/2015. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1589625-apos-denuncias-conar-entra-com-representacao-contra-campanha-do-nao-da-skol.shtml
BARROSO, Luis Roberto. “Colisão entre liberdade de expressão e direitos da personalidade. Critérios de ponderação. Interpretação constitucionalmente adequada do Código Civil e da Lei da Imprensa”. Revista Trimestral de Direito Público, n. 36, p. 24-53, 2001.
BITTAR, Carlos Alberto. Os direitos da personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
CONAR. Autorregulamentação e Liberdade de Expressão: a receita do Conar. São Paulo: Conar, 2011.
___________. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária - Código e Anexos. São Paulo: Conar, 2015 [1980]. Disponível em: http://conar.org.br
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003.
G1. “Ambev troca diretor de marketing”. G1, 14/02/2015. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/02/ambev-troca-diretor-de-marketing-em-meio-polemica-de-campanha-da-skol.html
GLENZA, Jessica. “Bud Light sorry for ‘removing no from your vocabulary for the night’ label”. The Guardian, 29/04/2013. Disponível em: http://www.theguardian.com/business/2015/apr/29/bud-light-slogan-no-means-no
GODOY, Claudio Luiz Bueno de. A liberdade de imprensa e os direitos da personalidade. São Paulo: Atlas, 2008.
HANS-BREDOW-INSTITUT FOR MEDIA RESEARCH AT THE UNIVERSITY OF HAMBURG. Final Report Study on Co-regulation Measures in the Media Sector. Hamburg: University of Hamburg, 2006.
LANA, Lígia Campos de Cerqueira. “O caso Hope: sensualidade feminina na vida doméstica e na vida pública”. Galáxia, v. 13, n. 26, 2013. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/10435/12985
MÁRIO, Samuel; FALCÃO, Norton. “O CONAR e sua Atuação na Regulamentação da Ética Publicitária”. Anais do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Campina Grande (PB): Intercom, 2010.
MARTINHO, Anahi. “Acusada de apologia ao estupro, Skol vai retirar campanha de circulação após protesto feminista”. F5, 11/02/2015. Disponível em: http://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2015/02/1588510-acusada-de-apologia-ao-estupro-skol-vai-retirar-campanha-de-circulacao-apos-protesto-feminista.shtml
MATTOS, Sérgio. Mídia Controlada: a história da censura no Brasil e no mundo. São Paulo: Paulus, 2005.
McQUAIL, Denis. “Publication in a free society: the problem of accountability”. Comunicação e Sociedade, vol. 7, 2005, p.235-252. Disponível em: http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1220/1163
MEIO & MENSAGEM. “Skol agora prega carnaval com respeito”. Meio & Mensagem, 13/02/2015. Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/noticias/2015/02/13/Apos-protestos--Skol-muda-pecas-de-carnaval.html
MELO, Ana Duarte; SOUSA, Helena. “A Darker Shade of Pale: the never ending burden of advertising regulation”. In: SOUSA, Helena et al. Media Policy and Regulation: Activating Voices, Illuminating Silences. Braga: CECS, 2013.
MENDES, Gilmar Ferreira. “Colisão de direitos fundamentais: liberdade de expressão e de comunicação e direito à honra e à imagem”. Revista de Informação Legislativa, n. 122, p.297-301, mai./jul. 1994.
MICKLE, Ripp. “At Bud Light, Plenty of ‘Yes’ Went Into the ‘No’ Label – Five layers of approvals were given to wording later criticized for insensitivity to date-rape issue”. The Wall Street Journal, 29/04/2015. Disponível em: http://www.wsj.com/articles/anheuser-cans-controversial-bud-light-slogan-1430347201
MONLLOS, Kristina. “Bud Light Says It 'Missed the Mark' With Line About 'Removing No From Your Vocabulary'”. AdWeek, 28/04/2015. Disponível em: http://www.adweek.com/news/advertising-branding/bud-light-says-it-missed-mark-tagline-about-removing-no-your-vocabulary-164374
MONTEIRO, Maria Clara Sidou. “A autorregulamentação em questão: a legitimidade do CONAR e a participação da esfera pública na discussão da publicidade para a criança”. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza (CE): Intercom, 2012.
PAGANOTTI, Ivan. Ecos do silêncio: liberdade de expressão e reflexos da censura no Brasil pós-abertura democrática [tese de doutorado]. São Paulo: ECA-USP. 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-26062015-163043
SANTOS, Maria J. T.; CRUZ, Karina G. S.; MATOS, Valeska de Souza; FERREIRA, Raquel M. C. “Publicidade Suspensa Pelo Conar: 'Petrobras- Estar no meio ambiente sem ser notada'”. Anais do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Recife: Intercom, 2012.
SCHNEIDER, Ari. Conar 25 anos: ética na prática. São Paulo: Terceiro Nome; Louveira (SP): Albatroz, 2005.
VALENTE, Suelen Brandes Marques. “A sociedade questiona a publicidade: um estudo da atuação da sociedade civil organizada na regulamentação da publicidade brasileira”. Comunicação & Sociedade, vol. 37, n. 3, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/3560/4855
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.