Projeto múltiplos olhares: o exercício do documentário etnográfico na formação do jornalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p247

Palavras-chave:

Documentário, etnografia, jornalismo, ensino

Resumo

A crise no campo do jornalismo se mostra de forma contundente. Um dos sinais disto é o desinteresse do público pelos programas de televisão, sejam jornalísticos ou não. Aqui trazemos o relatório inicial de um experimento que levou estudantes de jornalismo de diferentes períodos ao exercício de novas possibilidades de linguagem e incursão em olhares diversos, utilizando o documentário audiovisual etnográfico como ferramental. Concluímos que é salutar a utilização da citada ferramenta como opção metodológica no ensino de jornalismo.

 

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Biografia do Autor

Carlos Fernando Martins Franco, Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos), mestre em Psicologia (UNESA) e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade. E-mail: profcarlosfranco@uft.edu.br.

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© revisto

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

FRANCO, Carlos Fernando Martins. Projeto múltiplos olhares: o exercício do documentário etnográfico na formação do jornalista. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 1, p. 247–269, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p247. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1625. Acesso em: 19 dez. 2024.