A Leitura e a Tela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p194

Palavras-chave:

Leitura, Jovens, Imagem, Escola, Telvisão

Resumo

Este texto originou-se a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em uma escola pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo do trabalho era discutir - com professores e alunos - alguns temas relacionados às suas concepções e práticas de leitura, utilizando como recuroso metodológico imagens produzidas pelos sujeitos da pesquisa. Diferentes concepções sobre a leitura, a relação entre a leitura literária e outros tipos de leitura e dessas com as "novas tecnologias", o papel da escola, motivando ou não o acesso aos diferentes suportes e textos, foram alguns dos tópicos discutidos naquele estudo. Durante a realização da pesquisa abordei a leitura como prática cultural, nos termos propostos pela história cultural. Este texto privilegia um recorte desta discussão, abordando a relação entre a imagem, a leitura e a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz Alves da Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Bacharel em Ciências Sociais (UERJ), mestre em Saúde Coletiva (UERJ) e Doutor em Educação (UERJ). Atualmente atua como professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem interesse pelas relações entre os processos educativos, as novas tecnologias e a juventude. E-mail: sergio.rocha@ifrj.edu.br.

Referências

DARNTON, R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo:

Companhia das Letras, 2010.

ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970. . From Internet to Gutenberg. Nov., 1996. Disponível em: <http://www.hf.ntnu.no/ anv/Finnbo/tekster/Eco/lnternet.htm>. Acesso em: 2

jul. 2010.

JACOBY, S. Criança e literatura: mais livros, mais livres. In: . (Org). A

criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre:

Mercado Aberto, 2003. p. 183-208.

JACQUINOT-DELAUNAY, G. Convergência tecnológica, divergências

pedagógicas: algumas observações sobre os "nativos digitais" e a escola. In:

BARBOSA, M.; FERNADES, M. ;

MORAIS, O. J. (Orgs.). Comunicação, educação e cultura na era digital. São

Paulo: INTERCOM, 2009. p. 167-181.

MACHADO, A. Fim do livro? Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 21,

maio/ago. 1994. p. 201-214. . O quarto iconoclasmo. In: . O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos / Contracapa, 2001.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e

hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

MARTÍN-BARBERO, J. ; REY, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e

ficção televisiva. 2. ed. São Paulo: Sêneca, 2004.

OROZCO GÓMEZ, G. Entre Telas: Novos papéis comunicativos das

audiências. In: BARBOSA, M.; FERNADES, M. ; MORAIS, O.J. (Orgs.).

Comunicação, educação e cultura na era digital. São Paulo: INTERCOM, 2009.

p. 167-181.

OSWALD, M. L.M. A relação do jovem com a imagem: um desafio ao campo de

investigação sobre a leitura. In: Reunião Anual da Associação de Pós-

Graduação em Educação, 30., 2007, Caxambú. Anais Eletrônicos... Rio de

Janeiro: Anped, 2007. Disponível em

POSSENTI, S. Gramática e política. In: ABREU, M. (Org.) Leituras no Brasil.

Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 1995.

REIMÃO, S. Os Best-sellers de ficcção no Brasil 1990-2000. Congresso

Internacional de Comunicação, 24, 2001, Campo Grande. Anais Eletrônicos...

São Paulo: Intercom, 2001. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/ NP4REIMAO. pdf>. Acesso em: 1 de jan. 2009.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo.

São Paulo: Paulos, 2004.

ZILBERMAN, R. Fim do Livro, fim dos leitores? São Paulo: Senac, 2001.

Publicado

2015-09-30

Como Citar

ROCHA, Sérgio Luiz Alves da. A Leitura e a Tela. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 1, p. 194–215, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p194. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1622. Acesso em: 22 dez. 2024.