A Leitura e a Tela
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p194Mots-clés :
Leitura, Jovens, Imagem, Escola, TelvisãoRésumé
Este texto originou-se a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em uma escola pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo do trabalho era discutir - com professores e alunos - alguns temas relacionados às suas concepções e práticas de leitura, utilizando como recuroso metodológico imagens produzidas pelos sujeitos da pesquisa. Diferentes concepções sobre a leitura, a relação entre a leitura literária e outros tipos de leitura e dessas com as "novas tecnologias", o papel da escola, motivando ou não o acesso aos diferentes suportes e textos, foram alguns dos tópicos discutidos naquele estudo. Durante a realização da pesquisa abordei a leitura como prática cultural, nos termos propostos pela história cultural. Este texto privilegia um recorte desta discussão, abordando a relação entre a imagem, a leitura e a escola.
Téléchargements
Références
DARNTON, R. A questão dos livros: passado, presente e futuro. São Paulo:
Companhia das Letras, 2010.
ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1970. . From Internet to Gutenberg. Nov., 1996. Disponível em: <http://www.hf.ntnu.no/ anv/Finnbo/tekster/Eco/lnternet.htm>. Acesso em: 2
jul. 2010.
JACOBY, S. Criança e literatura: mais livros, mais livres. In: . (Org). A
criança e a produção cultural: do brinquedo à literatura. Porto Alegre:
Mercado Aberto, 2003. p. 183-208.
JACQUINOT-DELAUNAY, G. Convergência tecnológica, divergências
pedagógicas: algumas observações sobre os "nativos digitais" e a escola. In:
BARBOSA, M.; FERNADES, M. ;
MORAIS, O. J. (Orgs.). Comunicação, educação e cultura na era digital. São
Paulo: INTERCOM, 2009. p. 167-181.
MACHADO, A. Fim do livro? Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 21,
maio/ago. 1994. p. 201-214. . O quarto iconoclasmo. In: . O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos / Contracapa, 2001.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e
hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
MARTÍN-BARBERO, J. ; REY, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e
ficção televisiva. 2. ed. São Paulo: Sêneca, 2004.
OROZCO GÓMEZ, G. Entre Telas: Novos papéis comunicativos das
audiências. In: BARBOSA, M.; FERNADES, M. ; MORAIS, O.J. (Orgs.).
Comunicação, educação e cultura na era digital. São Paulo: INTERCOM, 2009.
p. 167-181.
OSWALD, M. L.M. A relação do jovem com a imagem: um desafio ao campo de
investigação sobre a leitura. In: Reunião Anual da Associação de Pós-
Graduação em Educação, 30., 2007, Caxambú. Anais Eletrônicos... Rio de
Janeiro: Anped, 2007. Disponível em
POSSENTI, S. Gramática e política. In: ABREU, M. (Org.) Leituras no Brasil.
Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 1995.
REIMÃO, S. Os Best-sellers de ficcção no Brasil 1990-2000. Congresso
Internacional de Comunicação, 24, 2001, Campo Grande. Anais Eletrônicos...
São Paulo: Intercom, 2001. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/ NP4REIMAO. pdf>. Acesso em: 1 de jan. 2009.
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo.
São Paulo: Paulos, 2004.
ZILBERMAN, R. Fim do Livro, fim dos leitores? São Paulo: Senac, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.