MATERIALES DIDÁCTICOS PARA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LA ENSEÑANZA BÁSICA EN PENSAMIENTO COMPUTACIONAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a28pt

Palabras clave:

Pensamiento Computacional, Materiales de enseñanza, Formación Continua del Profesorado

Resumen

Brasil ha avanzado notablemente en la formulación de políticas públicas en materia de integración de la Informática en la Enseñanza Básica. Con la aprobación de la Resolución n° 1 que establece el Reglamento de Informática en la Enseñanza Básica, complemento de la BNCC, corresponde a los estados, municipios y Distrito Federal iniciar su implementación. En ese sentido, existe indefiniciones sobre cómo llevar a cabo esta implementación, especialmente en relación a la ausencia de formación docente y materiales didácticos que posibiliten realizar la transposición didáctica. Con una metodología cuantitativa, el presente estudio presenta un conjunto de materiales didácticos para promover cursos de educación continua para profesores de enseñanza básica, los trabajos fueron validados por 312 profesores, los datos estadísticos fueron recolectados a través de formularios de encuesta. Los resultados mostraron que el público objetivo consideraba las obras accesibles y las recomendaría a sus amigos. También consideraron utilizar las actividades propuestas en sus aulas y manifestaron que les fue posible crear nuevas actividades con resultados muy positivos.

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Biografía del autor/a

Graziela Ferreira Guarda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências, Tecnologias e Inclusão, mestre em Engenharia Elétrica, Bacharel em Ciência da Computação, Pesquisadora no campo da Informática em Educação, Professora e Escritora. É autora da Coleção de obras didáticas Pensamento Computacional para Todos. Desenvolve pesquisas sobre Pensamento Computacional, STEM, Aprendizagem Criativa e Cultura Maker para a Educação Básica. Possui experiência docente na área de Computação atuando nas áreas de algoritmos, interação humano computador e inteligência artificial. Agrega conhecimentos avançados em Pensamento Computacional, Robótica Educacional, Tecnologias Tangíveis, Programação em Blocos, Linguagens Visuais e Arduínos. Idealizadora do projeto Logicamente, indicado pelo SEBRAE Nacional entre as 1000 pesquisas com maior potencial de inovação do Brasil, recebeu 6 prêmios pela realização de atividades inovadoras. Atualmente integra o comitê gestor da Comissão Especial de Informática em Educação junto a Sociedade Brasileira de Computação – gestão 2022/2023.

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação. Atuou como professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá. Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas (1995) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, fez parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (issn 1414-5685) . Passou de Abril de 2013 a Novembro de 2013 como Professor Visitante no DCC-UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Diversidade e Inclusão, Educação a Distância, Informática na Educação e Engenharia de software aplicada à educação.

Citas

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

FERREIRA GUARDA, Graziela; CRESPO COELHO DA SILVA PINTO, Sérgio. MATERIALES DIDÁCTICOS PARA FORMACIÓN DE PROFESORES DE LA ENSEÑANZA BÁSICA EN PENSAMIENTO COMPUTACIONAL. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a28pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a28pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15126. Acesso em: 19 dic. 2024.