MATERIAIS DIDÁTICOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a28ptMots-clés :
Pensamento Computacional, Materiais Didáticos, Formação Continuada de ProfessoresRésumé
O Brasil tem avançado notoriamente na formulação de políticas públicas no que tange a integração da Computação na Educação Básica. Com a aprovação da Resolução n° 1 que dispõe das Normas sobre Computação na Educação Básica, complemento à BNCC, cabe aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal iniciar a implementação. Nessa direção, há indefinições sobre como realizar essa implementação especialmente em relação a ausência de formação de professores e materiais didáticos que possibilitem a realização da transposição didática. Com metodologia quantitativa, o presente estudo apresenta um conjunto de materiais didáticos para promoção de cursos de formação continuada para professores do Ensino Fundamental, as obras foram validadas por 312 professores, os dados estatísticos foram coletados via formulários survey. Os resultados mostraram que o público-alvo considerou as obras acessíveis e que os recomendariam aos amigos. Consideraram ainda, utilizar as atividades propostas em suas salas de aula e afirmaram achar possível criar novas atividades que são resultados muito positivos.
Téléchargements
Références
BARBOSA, A. V. DE S., NETO, A. F. P., DE OLIVEIRA, R. N. R., DA COSTA, T. L. S., SOUTO, A. L., DE ARAÚJO, O., COSTA, F. V. S. (2015). O ensino de conceitos computacionais para alunos do ensino médio: relato de experiência de uma gincana e das estratégias utilizadas pelos alunos na resolução das atividades desplugadas, XXI Workshop sobre Educação em Computação (CSBC).
BELL, T., WITTEN, I., FELLOWS, M. (2011). Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador. Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://csunplugged.org/. Acesso em: 12 mai. 2018.
BRACKAMNN, C. P. (2017). Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, 226 f.
BRASIL A. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
BRASIL B. (2022). Resolução Nº 1, de 4 de outubro de 2022. Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-4-de-outubro-de-2022-434325065.
CARBAJAL, M.; BARANAUSKAS C.; Programação, Robôs e Aprendizagem Criativa por meio de cenários: um estudo exploratório. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018). doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.1113.
COSTA, T. L. S. DA, SOUZA, F. V. C., COSTA, W. E. (2017). O uso de Computação Desplugada para apoiar a Aprendizagem de Algoritmos de Ordenação e Tabela Hash. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba.
GIL, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas, São Paulo, 5 edition.
GUARDA, G. F.; PINTO, S. C. C. S. Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31. 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1463-1472. doi: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1463.
GUARDA, G. F.; PINTO, S. C C. S. Pensamento Computacional para Todos. Módulo 1. Ensino Fundamental: 1° e 2° ano. 1. ed. Brasília: Logicamente, 2021. v. 1. 109p. doi: https://doi.org/10.29327/546090.
GUARDA, G. F.; PINTO, S. C C. S. Pensamento Computacional para Todos. Módulo 2. Ensino Fundamental: 3° ano. 1. ed. Brasília: Logicamente, 2021. v. 1. 114p. doi: https://doi.org/10.29327/546514.
GUARDA, G. F.; PINTO, S. C C. S. Pensamento Computacional para Todos. Módulo 3. Ensino Fundamental: 4° e 5° ano. 1. ed. Brasília: Logicamente, 2022. v. 1. 132p. DOI: https://doi.org/10.29327/558880.
KUBOTA, E., LIMA, A., CASTRO JUNIOR, A., OLIVEIRA, W., & SANTOS, Q. (2021). Um retrato do entendimento dos professores dos Institutos Federais sobre Pensamento Computacional. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1002-1016). Porto Alegre: SBC. doi: http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2021.217802.
MEDEIROS, S., MARTINS, C., & MADEIRA, C. (2020). Contextualizando as Atividades Desplugadas para Aumentar o Engajamento das Crianças. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, (pp. 1543-1552). Porto Alegre: SBC. doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1543.
MEDEIROS, S. R. S.; MARTINS, C. A.; MEDEIROS, I. G. Materiais didáticos utilizados nas formações de professores em Pensamento Computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32, 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira De Computação, 2021. p. 1096-1106. doi: https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218681.
OLIVEIRA, L. H. Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. Notas de Aula. Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha, 2005.
PAPERT, S. (1985). Logo: Computadores e Educação. São Paulo, Editora Brasiliense, 1985. Tradução e prefácio de José A. Valente, da Unicamp, SP.
PINSONNEAULT, A., & KRAEMER, K. (1993). Research Methodology in Management Information Systems. Journal of Management Information Systems - Special Section: Strategic and Competitive Information Systems Archive, 10, 75-105.
RESNICK, M. (2006). Computer as paint brush: Technology, play, and the creative society. Play and learning: How play motivates and enhances children’s cognitive and social- emotional growth, 192-208.
RESNICK, M (2012). Reviving Paper´s Dream. In: Educational Technology, vol. 52, n° 4, pp. 42-46.
SCHULZ, J. M.; Schmachtenberg, R.F. (2017). Construindo o Pensamento Computacional: experiência com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos desplugados. In: Seminário Institucional do PIBID/UNISC, 2017.
SEVERINO, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. Cortez, São Paulo, 22 edition. Vieira, A., Passos, O., Barreto, R. (2013). Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada, XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), p. 671-680.
SANTOS, G. P.; BEZERRA, R. S.; Desenvolvimento do Pensamento Computacional através do Uso de Tutoriais Interativos. (2018). Jornada de Atualização em Informática na Educação. ISBN: 978-85-7669-462-5. Pag. 53 a 82.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO (SBC), 2018. Diretrizes de ensino de computação na educação básica. Disponível em: http://www.sbc.org.br/educacao/diretoria-de-educacao-basica.
WING, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33–35. doi: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215.
WING, J. M. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society of London A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, 366(1881), 3717–3725. doi: https://doi.org/10.1098/rsta.2008.0118.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Observatoire Journal 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.