RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil

Autores

  • Nelson Russo de Moraes UNESP
  • Celenita UNB
  • Jardilene Gualberto Pereira Fôlha UFT
  • Laura UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a6pt

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Aspectos Sociais e Culturais

Resumo

A sociedade brasileira é multicultural, formada por vários grupos étnico-raciais, no entanto, a história de muitos desses povos é marcada por discriminações e desigualdades. A reeducação das relações étnico-raciais não é uma responsabilidade exclusiva da escola, porém, a mesma desenvolve um papel fundamental nessa luta. O artigo tem como objetivo estudar as relações étnico-raciais, desenvolvidas por meio dos valores sociais e culturais, que proporcionam elementos significativos para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. A pesquisa aponta que as práticas educativas voltadas para as relações étnico-raciais favorecem às crianças momentos de vivências e experiências sobre assuntos que permeiam o cotidiano, situações que permitem internalizar atitudes de respeito a todos, independentemente das diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Russo de Moraes, UNESP

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã.

Celenita , UNB

Mestre em Sustentabilidade e Povos Tradicionais (UNB). Graduada em Pedagogia (UNITINS) e Administração Púbica (UFT). Pesquisadora de Comunidades Tradicionais, Cultura, Educação e Gestão Pública (UNESP e UNB)

Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, UFT

Mestre em Educação (UFT), Graduada em Pedagogia (UFT). Pesquisadora de Comunidades Tradicionais, Currículos Educacionais e Infâncias (UNESP e PPGE/UFT). jard-25@hotmail.com.

0000-0001-7216-5232

Laura, UFT

Mestranda em Educação-UFT, Graduada em Normal Superior-Unitins. Pesquisadora de Comunidades Tradicionais e Infâncias. (UNESP e PPGE/UFT) 

Referências

AZEVEDO, M. Comunidades eclesiais de base e inculturação da fé. São Paulo: Loyola, 1996.

BERNIERI, Celenita; FÔLHA, Jardilene; ALVES, Laurenita. Relações Étnico-Raciais e Interculturalidade na Educação Infantil. In: II INTERFOR, VII ENFORSUP – UFT, 12 a 15 de setembro de 2017, Palmas, TO. Anais (on-line). Disponível em: < https://docs.uft.edu.br/share/s/3iMMPL_wRISw597jz_UE-w>. Acesso em: 25 de agosto de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas. Brasília: Secad/MEC, 2004. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf>. Acesso em: 24 de agosto de 2020.

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.html>. Acesso em: 28 de agosto de 2020.

______ . Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc >. Acesso em: 30 de agosto de 2020.

______ . Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 de agosto de 2020.

______ . Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 26 de agosto de 2020.

_______. Lei n.8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

BRASIL. Lei nº 12.288 de 20 de julho de 2010. Estatuto da Igualdade Racial. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm >. Acesso em: 29 de agosto de 2020.

GOULART, Isabelly. A Importância da Educação Infantil na Formação do Cidadão Crítico/Reflexivo. Disponível em <http://pedagogia.com.br/artigos/criticoreflexivo/>. Acesso em: 27 de agosto de 2020.

HERMIDA, J. F. (org.) Educação Infantil: políticas e fundamentos. 1 ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007.

FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen; FARIA, Ana Lucia Goulart. Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.

KRAMER, Sonia. O papel social da educação infantil (1), 2008. Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/mre000082.pdf>. Acesso em: 27 de agosto de 2020.

LIMA, Maria Batista; TRINDADE, Azoilda Loretto da. Africanidades, currículo e formação docente: desafios e possibilidades. In: MELO, Maros Ribeiro de; LIMA, Maria Batista; LOPES, Edinéia Tavares (Orgs.). Identidades e alteridades: debates e práticas a partir do cotidiano escolar. São Cristóvão: Editora UFS, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, (Coleção magistério Série Formação do professor). 2008.

MUNANGA, Kabengele (org). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2008.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: Usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1998.

ROCHA José Damião; FÔLHA, Jardilene. Participação política nas práticas educativas das diversidades e relações étnico-raciais desenvolvidas em CMEI’S palmenses. In: VI Seminário Contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFT, 2017, Palmas, TO. Anais (on-line). Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/376272445/Anais-VI-Seminario-PPGE-2017-2-pdf>. Acesso em: 26 de agosto de 2020.

VENTURINI, Andressa. As relações étnico-raciais na educação infantil. Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

MORAES, Nelson Russo de; GUALBERTO PEREIRA BERNIERI, Celenita; FÔLHA, Jardilene Gualberto Pereira; ALVES, Laurenita Gualberto Pereira. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a6pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11373. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>