RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil

Autores

  • Nelson Russo de Moraes UNESP
  • Celenita UNB
  • Jardilene Gualberto Pereira Fôlha UFT
  • Laura UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a6pt

Palavras-chave:

Relações Étnico-Raciais, Educação Infantil, Aspectos Sociais e Culturais

Resumo

A sociedade brasileira é multicultural, formada por vários grupos étnico-raciais, no entanto, a história de muitos desses povos é marcada por discriminações e desigualdades. A reeducação das relações étnico-raciais não é uma responsabilidade exclusiva da escola, porém, a mesma desenvolve um papel fundamental nessa luta. O artigo tem como objetivo estudar as relações étnico-raciais, desenvolvidas por meio dos valores sociais e culturais, que proporcionam elementos significativos para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. A pesquisa aponta que as práticas educativas voltadas para as relações étnico-raciais favorecem às crianças momentos de vivências e experiências sobre assuntos que permeiam o cotidiano, situações que permitem internalizar atitudes de respeito a todos, independentemente das diferenças.

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Biografia do Autor

Nelson Russo de Moraes, UNESP

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã.

Celenita , UNB

Mestre em Sustentabilidade e Povos Tradicionais (UNB). Graduada em Pedagogia (UNITINS) e Administração Púbica (UFT). Pesquisadora de Comunidades Tradicionais, Cultura, Educação e Gestão Pública (UNESP e UNB)

Jardilene Gualberto Pereira Fôlha, UFT

Mestre em Educação (UFT), Graduada em Pedagogia (UFT). Pesquisadora de Comunidades Tradicionais, Currículos Educacionais e Infâncias (UNESP e PPGE/UFT). jard-25@hotmail.com.

0000-0001-7216-5232

Laura, UFT

Mestranda em Educação-UFT, Graduada em Normal Superior-Unitins. Pesquisadora de Comunidades Tradicionais e Infâncias. (UNESP e PPGE/UFT) 

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

MORAES, Nelson Russo de; GUALBERTO PEREIRA BERNIERI, Celenita; FÔLHA, Jardilene Gualberto Pereira; ALVES, Laurenita Gualberto Pereira. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a6pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11373. Acesso em: 28 mar. 2024.

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