MISINFORMATION IN DIGITAL CULTURE: reflections from Cognitive Democracy and Dialogue between Knowledges

Autores

  • Juliana Dias Rovari Cordeiro Nutes/UFRJ
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Nutes/UFRJ
  • Elliz Celestrini Mangabeira Nutes/UFRJ
  • Juliana Cintia Lima e Silva Museu Nacional-UFRJ
  • Aline Guarany Ignacio Lima Nutes/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10en

Palavras-chave:

knowledge, disinformation, media education

Resumo

As mudanças que representam a tecnologia acessível e o uso das redes sociais na cultura digital impõem novas perguntas e desafios à medida que somos produtores e consumidores de informação. A desinformação afeta a vida pública e ameaça a democracia. A partir das ideias de Democracia Cognitiva (Morin, 2014) e do Diálogo de Saberes (Leff, 2006), discutiremos o tema à luz de um recorte analítico da pesquisa “Valores e Argumentos na assimilação e propagação da desinformação: uma abordagem dialógica”. A educação midiática aparece como uma necessidade histórica e democrática para combater as fakes news. Neste sentido, as soluções possíveis devem estimular aprendizados coletivos sobre os processos comunicacionais e educacionais que promovam a leitura e compreensão dos códigos à interação nas mídias sociais. 

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

DIAS ROVARI CORDEIRO, Juliana; BRASIL CARVALHO DA FONSECA, Alexandre; CELESTRINI MANGABEIRA, Elliz; CINTIA LIMA E SILVA, Juliana; GUARANY IGNACIO LIMA, Aline. MISINFORMATION IN DIGITAL CULTURE: reflections from Cognitive Democracy and Dialogue between Knowledges. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a10en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a10en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10768. Acesso em: 5 nov. 2024.