SOBRE CRÍTICA, AUTOCRÍTICA E LEGITIMAÇÃO: o ethos jornalísticos em O Mercado de Notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a12pt

Palavras-chave:

Ethos jornalísticos; O Mercado de Notícias; Pierre Bourdieu

Resumo

O artigo realiza uma análise das disposições, percepções e valores dos jornalistas entrevistados no documentário brasileiro “O Mercado de Notícias” (Jorge Furtado/2014/94 min). Volta-se, para tanto, ao arcabouço teórico-conceitual oriundo do pensamento sociológico de Pierre Bourdieu. São estudados a partir de categorizações alguns dos principais extratos dos depoimentos dos 13 agentes profissionais convidados pelo cineasta para explicar suas representações sobre o campo jornalístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche pela Syracuse University; Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: marcos.paulo@ufms.br.  

Leopoldo Pedro Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e jornalista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Referências

BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2015.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma Teoria da Prática. In: ORTIZ, Renato. A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’água, 2013.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997a.

BOURDIEU, Pierre. A influência do jornalismo. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997b.

BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: HALSEY, A.H.; LAUDER, H. BROWN, P. & STUART WELLS, A. Education, Culture, Economy, Society. Oxford: Oxford University Press, 1997c.

BOURDIEU, Pierre, CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das letras, 1990.

FURTADO, Jorge. O Mercado de Notícias: o projeto. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://www.omercadodenoticias.com.br/o-projeto/>. Acesso em: <14. abr. 2020>

GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teorias do jornalismo. Série Jornalismo a Rigor. v.1. Florianópolis: Insular, 2009.

GRENFELL, Michael (Org). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis: Vozes, 2018.

LAGO, Cláudia. Pierre Bourdieu e algumas lições para o Campo da Comunicação. Intexto, Porto Alegre, n. 34, p. 728-744, 2015.

LAGO, Claudia. De romântico e de louco... reflexões sobre o romantismo jornalístico. In: XII Encontro Anual da Compós, Recife, 2003.

MICELI, Sérgio. Bourdieu e a renovação da sociologia contemporânea da cultura. Tempo Social, São Paulo. vol. 15. n. 1, p. 63-79, abril, 2003.

MOORE, Michael. Capital. In: GRENFELL, Michael (Org). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis: Vozes, 2018.

O MERCADO DE NOTÍCIAS. Direção: Jorge Furtado. Casa de Cinema de Porto Alegre. 2014. DVD (94 min.).

PEDRO NETO, Leopoldo. Construção da identidade jornalística pelo documentário: uma análise das representações dos jornalistas em "O Mercado de Notícias". Monografia de conclusão de curso (Jornalismo). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), 2017.

PETERS, Gabriel. Configurações e reconfigurações na teoria do habitus: um percurso. In: Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009.

SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a social history of American newspapers. New York: Basic Books, 1978.

SILVA, Marcos Paulo da. As dissonâncias cotidianas nas rotinas dos jornais: o habitus jornalístico e a atribuição de um sentido hegemônico às notícias. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 10, p. 69-84, 2013.

SILVA, Marcos Paulo da; IBANHES, Miriam C. “Fake News” e as contradições da retórica de autolegitimação do Jornalismo: um caso de paralaxe. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), São Paulo, 2018.

THIRY-CHERQUES, Hermano. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 27-53, 2006.

TRÄSEL, Marcelo; LISBOA, Sílvia; REIS, Giulia. Indicadores de credibilidade no jornalismo: uma análise dos produtores de conteúdo político brasileiros. In: Anais do XXVII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). PUC-MG, Belo Horizonte, 2018.

VALLE, Ione Ribeiro. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educação e Pesquisa, v.33, n.1, p.117-134. São Paulo: jan/abr 2007.

WACQUANT, Loiuc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem – Revista de Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Ano 10. N. 16. 63-71. jul-dez. 2007.

Publicado

2020-10-01

Como Citar

SILVA, Marcos Paulo da; PEDRO NETO, Leopoldo. SOBRE CRÍTICA, AUTOCRÍTICA E LEGITIMAÇÃO: o ethos jornalísticos em O Mercado de Notícias. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a12pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a12pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10267. Acesso em: 22 nov. 2024.