SOBRE CRÍTICA, AUTOCRÍTICA E LEGITIMAÇÃO: o ethos jornalísticos em O Mercado de Notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a12pt

Palavras-chave:

Ethos jornalísticos; O Mercado de Notícias; Pierre Bourdieu

Resumo

O artigo realiza uma análise das disposições, percepções e valores dos jornalistas entrevistados no documentário brasileiro “O Mercado de Notícias” (Jorge Furtado/2014/94 min). Volta-se, para tanto, ao arcabouço teórico-conceitual oriundo do pensamento sociológico de Pierre Bourdieu. São estudados a partir de categorizações alguns dos principais extratos dos depoimentos dos 13 agentes profissionais convidados pelo cineasta para explicar suas representações sobre o campo jornalístico.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com estágio de doutorado-sanduíche pela Syracuse University; Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: marcos.paulo@ufms.br.  

Leopoldo Pedro Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e jornalista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

SILVA, Marcos Paulo da; PEDRO NETO, Leopoldo. SOBRE CRÍTICA, AUTOCRÍTICA E LEGITIMAÇÃO: o ethos jornalísticos em O Mercado de Notícias. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a12pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a12pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10267. Acesso em: 5 nov. 2024.