SOBRE CRÍTICA, AUTOCRÍTICA E LEGITIMAÇÃO: o ethos jornalísticos em O Mercado de Notícias
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a12ptMots-clés :
Ethos jornalísticos; O Mercado de Notícias; Pierre BourdieuRésumé
O artigo realiza uma análise das disposições, percepções e valores dos jornalistas entrevistados no documentário brasileiro “O Mercado de Notícias” (Jorge Furtado/2014/94 min). Volta-se, para tanto, ao arcabouço teórico-conceitual oriundo do pensamento sociológico de Pierre Bourdieu. São estudados a partir de categorizações alguns dos principais extratos dos depoimentos dos 13 agentes profissionais convidados pelo cineasta para explicar suas representações sobre o campo jornalístico.
Téléchargements
Références
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
BOURDIEU, Pierre. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2015.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma Teoria da Prática. In: ORTIZ, Renato. A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’água, 2013.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12.ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997a.
BOURDIEU, Pierre. A influência do jornalismo. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Zahar, 1997b.
BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: HALSEY, A.H.; LAUDER, H. BROWN, P. & STUART WELLS, A. Education, Culture, Economy, Society. Oxford: Oxford University Press, 1997c.
BOURDIEU, Pierre, CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das letras, 1990.
FURTADO, Jorge. O Mercado de Notícias: o projeto. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://www.omercadodenoticias.com.br/o-projeto/>. Acesso em: <14. abr. 2020>
GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teorias do jornalismo. Série Jornalismo a Rigor. v.1. Florianópolis: Insular, 2009.
GRENFELL, Michael (Org). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis: Vozes, 2018.
LAGO, Cláudia. Pierre Bourdieu e algumas lições para o Campo da Comunicação. Intexto, Porto Alegre, n. 34, p. 728-744, 2015.
LAGO, Claudia. De romântico e de louco... reflexões sobre o romantismo jornalístico. In: XII Encontro Anual da Compós, Recife, 2003.
MICELI, Sérgio. Bourdieu e a renovação da sociologia contemporânea da cultura. Tempo Social, São Paulo. vol. 15. n. 1, p. 63-79, abril, 2003.
MOORE, Michael. Capital. In: GRENFELL, Michael (Org). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução: Fábio Ribeiro. Petrópolis: Vozes, 2018.
O MERCADO DE NOTÍCIAS. Direção: Jorge Furtado. Casa de Cinema de Porto Alegre. 2014. DVD (94 min.).
PEDRO NETO, Leopoldo. Construção da identidade jornalística pelo documentário: uma análise das representações dos jornalistas em "O Mercado de Notícias". Monografia de conclusão de curso (Jornalismo). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), 2017.
PETERS, Gabriel. Configurações e reconfigurações na teoria do habitus: um percurso. In: Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Rio de Janeiro, 2009.
SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a social history of American newspapers. New York: Basic Books, 1978.
SILVA, Marcos Paulo da. As dissonâncias cotidianas nas rotinas dos jornais: o habitus jornalístico e a atribuição de um sentido hegemônico às notícias. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 10, p. 69-84, 2013.
SILVA, Marcos Paulo da; IBANHES, Miriam C. “Fake News” e as contradições da retórica de autolegitimação do Jornalismo: um caso de paralaxe. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), São Paulo, 2018.
THIRY-CHERQUES, Hermano. Pierre Bourdieu: a teoria na prática. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 27-53, 2006.
TRÄSEL, Marcelo; LISBOA, Sílvia; REIS, Giulia. Indicadores de credibilidade no jornalismo: uma análise dos produtores de conteúdo político brasileiros. In: Anais do XXVII Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). PUC-MG, Belo Horizonte, 2018.
VALLE, Ione Ribeiro. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educação e Pesquisa, v.33, n.1, p.117-134. São Paulo: jan/abr 2007.
WACQUANT, Loiuc. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem – Revista de Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Ano 10. N. 16. 63-71. jul-dez. 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.