NOTICIAS PERIODÍSTICAS EN UN ESCENARIO POSMODERNO: reflexiones sobre el acto de leer en nuevas plataformas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a11ptPalabras clave:
leitura, pos-modernidade, educação, jornalismo, educomunicaçãoResumen
Este artículo busca situar la práctica periodística y la lectura de noticias en medio del concepto de posmodernidad y plataformas móviles. Basado en autores como Kumar (1997), Featherstone (1991), Freire (2000) y Citelli (2016), y el resultado de un cuestionario sobre hábitos de lectura entre estudiantes de educación superior, propone reflexiones sobre el lector de la asignatura y su relación con la lectura de noticias en medios digitales. La educación y su relación con el periodismo aparecen como una propuesta para rescatar el diálogo, la capacitación crítica y la alfabetización mediática en una sociedad cada vez más mediada por dispositivos digitales.
Descargas
Citas
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.
BORGES, A. G. S. Televisão e Educação: um estudo sobre o Projeto Televisando o Futuro na escola. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
CAMPOS, Magno. Diálogo entre pós-modernidade, sujeito e leitura: o processo discursivo e o virtual. In: Hipertextus Revista Digital. n.6, Ago. 2011.
CITELLI, Adilson Odair. Educomunicação, temporalidades e sujeitos. In: XXXIX CONGRESSO DA INTERCOM. São Paulo: Intercom, 2016. v. 1, p 2114-2201.
CURADO, Olga. A notícia na TV – o dia-a-dia de quem faz Telejornalismo. São Paulo: Alegro, 2002.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1991.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo. Ed. Ática, 2ª edição, 2000.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1997
MELLO, Patrícia Campo. Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp: Com contratos de R$ 12 milhões, prática viola a lei por ser doação não declarada. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 out. 2018. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml> Acesso em 07/01/2019.
ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVILHAS, João. Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Espanha: Labcom books, 2014. p. 53-88.
SCHWINGEL, Carla. Sistemas de produção de conteúdos no ciberjornalismo : a composição e a arquitetura da informação no desenvolvimento de produtos jornalísticos / Carla Schwingel. - 2008.
SOARES, Ismar de Oliveira (Org.). Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, 2001.
SOUSA, Jorge Pedro. Tobias Peucer: progenitor da Teoria do Jornalismo. In: Estudos em Jornalismo e Mídia, Vol. I Nº 2 - 2º Semestre de 2004.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume 2. Florianópolis: Insular, 2004.
VENAGLIA, Guilherme. Rosa Weber: fake news são problema mundial contra o qual não há ‘milagre’: Segundo ministra, Corte priorizará combater acusações de fraude contra o processo eleitoral; Investigação sobre Bolsonaro e Haddad será sigilosa. Veja. São Paulo, 21 out. 2018. Disponível em <https://veja.abril.com.br/politica/rosa-weber-fake-news-sao-problema-mundial-contra-o-qual-nao-ha-milagre/> Acesso em 07/01/2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.