O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UMA POLÍTICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Raimunda Áurea Dias de Sousa UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA
  • Francielma de Souza Gomes Universidade de Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p73-100

Palavras-chave:

Educação, PIBID, Geografia, Estado, Professor

Resumo

O fortalecimento da educação em geografia via PIBID tem levantado reflexões a respeito da necessidade de políticas de formação de professores. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Institucional de Bolsa e Iniciação à Docência - PIBID como um Programa que inserido na política de formação de professores tem contribuído para uma formação inicial para além dos muros da Universidade, no momento em que as políticas educacionais caminham na contramão da melhoria da educação pública, particularmente na licenciatura em Geografia. Os resultados apontam para a negação do sistema do capital que em seu processo de expansão cria mecanismos para o sucateamento da educação e a formação precarizada dos docentes.        

Biografia do Autor

Raimunda Áurea Dias de Sousa, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada II-F da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

Francielma de Souza Gomes, Universidade de Petrolina

Graduada em Geografia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI. Faz parte do grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE/Petrolina. 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

SOUSA, Raimunda Áurea Dias de; GOMES, Francielma de Souza. O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO UMA POLÍTICA DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 73–100, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p73-100. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p73. Acesso em: 26 abr. 2024.